Política

Galba Netto faz indicação coletiva para suspender licenças da Braskem e prisão dos responsáveis por danos

Pedido terá como base relatório produzido por Comissão Especial de Investigação da casa

Por Dicom CMM 09/03/2023 17h25 - Atualizado em 10/03/2023 01h45
Galba Netto faz indicação coletiva para suspender licenças da Braskem e prisão dos responsáveis por danos
Vereador Galba Netto - Foto: Dicom CMM

São cinco anos do início dos transtornos gerados pela empresa Braskem na vida dos moradores de cinco bairros da capital. Isso provocou um intenso debate no plenário da Câmara Municipal de Maceió. O pronunciamento de maior impacto foi dado pelo presidente da casa vereador Galba Netto (MDB) que determinou, em nome do Poder Legislativo, que todas as licenças de funcionamento e operação da empresa sejam suspensas imediatamente e que os responsáveis possam ser punidos com prisão.

"O direito tardio não traz justiça e beira a injustiça. São cinco anos da tragédia com pessoas sem receber suas indenizações. Passou da hora de tomarmos uma decisão mais drástica. Por isso, aproveitando o relatório produzido por esta casa de fazermos a indicação coletiva para suspender todas as licenças de funcionamento dessa empresa até sejam sanados todos os prejuízos que ela provocou ao povo de Alagoas", disse Galba.

Segundo Galba, a CMM já fez o seu papel que foi o de apurar e esperar o andamento de todas as negociações propagandeadas pela Braskem. Por outro lado, há ainda muitas pendências e desrespeito com as vítimas que tiveram que deixar suas casas, a memória afetiva que construíram e tudo o que investiram.

"Isso já passou do limite do compreensível. É o mínimo que podemos fazer. Pessoas indo para frente de suas casas e até se matando. Imagine como está a cabeça dessas pessoas. Suas memórias afetivas. Está na hora de punir quem deve ser punido, até com indicação de prisão dos responsáveis", completou Galba.

Impostos

O vereador Fernando Hollanda (MDB) cobrou informações sobre a arrecadação fiscal sobre operações da empresa para preencher as cavernas subterrâneas nos bairros atingidos. Conforme lembrou já foi revelado que o material tem sido extraído na cidade de Marechal Deodoro, mas ainda há poucas informações sobre como tem sido feito os repasses de impostos.

"A pergunta que ser faz é se está sendo recolhido o ISS por esse serviço? E se os impostos estão sendo voltados para o Estado e ao Município para cobrir os prejuízos causados? Me refiro ao dano sócio ambiental gerado pela aquela empresa. Já trabalhamos para que sejam feitas as indenizações e que a prefeitura seja ressarcida. Deixo aqui essa reivindicação para que a empresa forneça essas explicações", disse Fernando.

Segundo o vereador Leonardo Dias (PL) a retirada de areia em Marechal Deodoro tem causado um novo dano ambiental. A retirada segue de forma intensa para o preenchimento das minas deixadas pela exploração de sal-gema na capital.

"Tratamos de questões tributárias com o secretário João Felipe para que os moradores não tivessem direitos suspensos junto ao município. Tivemos um sinal positivo e em breve isso deverá se tornar matéria legislativa", acrescentou o vereador.

Moção

Ainda na sessão, Galba Netto apresentou uma Moção de Aplauso a um ícone da comunicação alagoana, a radialista e jornalista Floracy Cavalcante, a Rainha do Rádio Alagoano, que completa 80 anos, nesta quinta-feira (9) de março completa. Destes mais de 60 anos foram dedicados à comunicação conforme lembrou seu neto.

"A Rainha do Rádio Alagoano que tenho orgulho de tê-la como minha avó completa hoje 80 anos, dos quais mais de 60 têm sido dedicados à comunicação. Ela vem sendo um grande representante da classe feminina. Sempre demonstrou o empoderamento feminino antes dessa palavra entrar na moda. Porque desde muito jovem soube conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Ela conseguiu a inserção profissional em áreas muitas vezes ocupadas somente por homens. Foi uma desbravadora que abriu oportunidades para que outras mulheres pudessem demonstrar o seu talento", relatou Galba.

Como matriarca da família por parte de sua mãe a também radialista Telma Cavalcante, Floracy segue com todo o vigor comunicando ao lado da filha. Por toda essa contribuição à radiodifusão alagoana a Moção de Aplauso entrou na pauta e foi aprovada por unanimidade.

A presidente da sessão, vereadora Silvania Barbosa (MDB) disse que sempre admirou a voz, a inteligência e a beleza de Floracy. A referência de seu trabalho para a vereadora é algo que ajuda a enaltecer a qualidade da comunicação alagoana.