Política

Renan Calheiros é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado

Escolhido por aclamação, senador alagoano vai comandar uma das mais importantes comissões do Congresso

Por Assessoria 09/03/2023 10h03
Renan Calheiros é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado
Senador Renan Calheiros - Foto: Assessoria

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi eleito nesta quarta-feira (8) para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal. O senador alagoano foi eleito por aclamação.

A comissão que Renan vai presidir é uma das mais importantes do Congresso Nacional. Compete a ela, entre outras atribuições, emitir pareceres sobre propostas de atos das relações internacionais e do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

Além de atuar fortemente na defesa dos interesses diplomáticos do Brasil e das parcerias no comércio exterior, a CRE sabatina os candidatos indicados pelo Presidente da República para chefiar embaixadas do Brasil em todo o mundo. Também são da competência da CRE requisições miliares, acompanhamento de forças estrangeiras e sua permanência no país, questões de fronteiras e limites do território nacional, espaço aéreo e marítimo, além da atuação geral das Forças Armadas em terra, mar e ar.

Cabe ainda à CRE do Senado a autorização para o presidente ou o vice-presidente da República se ausentarem do território brasileiro e também os assuntos referentes à Organização das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos (OEA) e demais organismos internacionais.

Após ser eleito por aclamação presidente da CRE, Renan agradeceu aos seus pares e resumiu sua linha de atuação na comissão:

“É uma grande responsabilidade presidir essa importante comissão; agradeço a confiança de todos. Aliás, a CRE está completando agora 120 anos de existência. Ela é fundamental e tem como atribuição fundamental, na nossa presidência, a reconstrução, o resgate, a restauração do papel que o Brasil sempre teve no seu relacionamento diplomático, comercial e militar com as demais nações”.