Política

Joias sauditas são estopim de nova crise entre Michelle e Bolsonaro

Ex-primeira-dama já teria dito que se sente como mulher traída, por ter sido a última a saber sobre escândalo das joias; PL acredita que apropriação das joias mancha imagem de "homem simples" de Bolsonaro

Por Plinio Teodoro com Revista Fórum 09/03/2023 07h28
Joias sauditas são estopim de nova crise entre Michelle e Bolsonaro
Governo saudita teriam presentado Michelle Bolsonaro com joias milionárias - Foto: Reuters / BBC News Brasil

O vídeo divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Jornal Nacional, em que o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, diz que as joias sauditas barradas pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos seriam para a "primeira-dama" deve incendiar ainda mais a relação entre Michelle e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo parlamentares do PL ouvidos pela coluna de Bela Megale no jornal O Globo, a apropriação das joias milionárias dadas pela ditadura da Arábia Saudita foi o estopim da mais nova crise do casal Bolsonaro. O casal está distante desde 27 de janeiro, quando Michelle retornou ao Brasil e deixou Bolsonaro nos EUA, para onde ele fugiu para não passar a faixa presidencial para Lula.

Segundo eles, há um "climão" entre os dois. Michelle tem dito a interlocutores próximos que se sentiu como uma mulher traída por ter sido "a última a saber das joias" e defende a devolução dos presentes, que em parte já estão em posse do marido.

A crise das joias teria feito Jair Bolsonaro adiar a volta dele ao Brasil, que estava prevista para a próxima semana, no dia 15 de março, e obrigou a ex-primeira-dama a adiar seus planos de rodar o Brasil para levantar capital político.

Michelle também parou de falar de Bolsonaro nos poucos encontros políticos que tem tido. A mágoa se dá porque ela alega que só teria sabido do caso quando já havia sido divulgado pela mídia.

Além disso, há avaliação dentro do PL que o caso complica a tentativa de Bolsonaro de se colocar como homem de gostos simples e pode atingir ainda mais a minguante base de apoio nas classes mais baixas.