Política
OAB Alagoas e bancada feminina na Assembleia discutem pautas relacionadas à mulher
Durante a reunião, deputadas e advogadas se comprometeram a atuar em conjunto para cobrar da Justiça e do poder público a efetividade do cumprimento das leis
Um grupo de advogadas ligadas à Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) se reuniu, na terça-feira (7), com a bancada feminina na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para discutir pautas conjuntas e unir esforços em projetos que visam proteção à mulher. O grupo foi liderado pela presidente em exercício, Natalia Von Sohsten, e pela secretária-geral adjunta da Ordem, Any Ayres.
Para Von Sohsten, a união de esforços é fundamental para dar andamento a projetos que estão em tramitação, além de promover troca de informações entre as instituições. “Quanto mais lideranças pensando em um projeto único, maior a chance dele sair do papel e chegar à sociedade. Toda união é agregadora. Temos que batalhar por isso, afinal somos mulheres e nossa causa é a mesma: ocupar espaços, garantir respeito e segurança a todas”.
A reunião foi iniciativa da deputada Cibele Moura, que reforçou a importância de ter a OAB/AL como partícipe das causas femininas. “Aproveitando o Mês da Mulher, marquei esse encontro para que a bancada feminina formada por nós, deputadas, possa estar junto da OAB, discutindo ideias, projetos de lei, e formas de efetivar leis que são tão importantes para nós, mulheres”. Um desses projetos é referente à proteção e apoio às mulheres em bares e restaurantes, que será apresentado pela deputada nesta quarta-feira, 8 de março.
Na oportunidade, a secretária-geral adjunta, Any Ayres, lembrou do trabalho desenvolvido nessa gestão para que mulheres ocupem espaços de liderança. “No Conselho Federal tem uma norma que diz que mulheres devem ocupar cargos na gestão. Para nós, da OAB/AL, essa paridade vai além, pois não temos apenas cargos na gestão, como temos cargos de liderança”, destacou.
Durante a reunião, deputadas e advogadas se comprometeram a atuar em conjunto para cobrar da Justiça e do poder público a efetividade do cumprimento das leis. “Este é um momento muito rico, e a OAB se coloca à disposição para ser ponte com os poderes, bem como participar efetivamente de grupos de trabalho que colaborem para termos leis de proteção às mulheres alagoanas e na divulgação de leis de proteção e direitos das mulheres”, ressaltou Natalia Von Sohsten.
A deputada Fátima Canuto, que também estava presente, reforçou o trabalho realizado pela bancada feminina e a importância da parceria com a OAB. “A bancada feminina da Assembleia tem trabalhado muito, atuando com o olhar atento às necessidades do nosso estado. É muito importante para nós, no início da legislatura, nos reunirmos com mulheres que compõem e lideram a Ordem, que é uma instituição tão respeitada e com muito serviço prestado, inclusive na defesa da mulher. Instituir e colocar em prática ações que defendam a integridade da mulher, assim como proporcionar oportunidades, é uma urgência. Saímos daqui com encaminhamentos e vamos unir forças para fazer ainda mais e impactar de fato a vida das alagoanas, trazendo avanços para a pauta no nosso estado”, destacou Fátima Canuto.
Além de Natalia Von Sohsten, Any Ayres, Cibele Moura e Fátima Canuto, estiveram presentes à reunião as deputadas Gabi Ronalsa e Rose Davino, bem como a presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Advogados, Ianara Vasconcelos; a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da OAB/AL, Andreia Feitosa, a conselheira federal Cláudia Medeiros, a presidente do Conselho da Jovem Advocacia, Gabriela Tavares; a conselheira Irla Lachert, e a ouvidora Rhayssa Oliveira.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha