Política

Governador realiza primeira reunião com secretariado para estabelecer diretrizes da nova gestão

Secretários deverão apresentar até a terça-feira seus planos estratégicos para os primeiros 100 dias de governo

Por Secom Alagoas 06/01/2023 16h26 - Atualizado em 06/01/2023 19h27
Governador realiza primeira reunião com secretariado para estabelecer diretrizes da nova gestão
Elaboração dos planos estratégicos contará com participação dos secretários de Planejamento, Gestão e Patrimônio, de Governo, do Gabinete Civil e da Governança Corporativa - Foto: Secom Alagoas

O governador Paulo Dantas realizou, na manhã desta sexta-feira (6), a primeira reunião do seu secretariado, para estabelecer as diretrizes e as políticas prioritárias do governo. A primeira missão dos secretários será apresentar, até a próxima terça-feira (10), seus planos estratégicos para os primeiros 100 dias de governo.



“Passamos para os secretários as nossas diretrizes, que têm como base alguns eixos: continuidade, controle de gestão, sobretudo na contratação de serviços e de pessoas, o olhar criterioso para evitar desperdícios e um trabalho extremamente humanizado próximo à população. Por isso, estabelecemos que até a próxima terça-feira seja entregue o plano estratégico de cada secretaria para os próximos 100 dias”, afirmou o governador ao fim da reunião.

A elaboração dos planos estratégicos contará com a participação dos secretários de Planejamento, Gestão e Patrimônio, de Governo, do Gabinete Civil e da Governança Corporativa, para que, juntos, apresentem ao governador na terça-feira. “Esse plano reúne a entrega de obras em todas as áreas, procedimentos administrativos, demandas judiciais, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), o que vai ajudar o estado de Alagoas no aspecto fiscal e fluxo de caixa”, acentuou Paulo Dantas.



O governador avaliou a reunião como bastante propositiva, destacando a importância de reunir os secretários para conversarem. “Temos programas transversais, que dialogam entre todas as secretarias, e esse trabalho conjunto, unindo esforços, é que vai trazer resultados positivos para a sociedade”, observou.

Números do turismo

Paulo Dantas ressaltou o resultado positivo do setor de turismo em Alagoas, que, segundo uma das maiores operadoras na América Latina, a CVC, lidera o ranking nacional de destinos mais procurados. “Isso é fruto do trabalho do governo do Estado, unindo esforços com a CVC. Eu mesmo, em 2002, recebi o CEO da CVC, uma potência no setor de turismo na América Latina, e teve essa venda destacada para Alagoas, fruto de políticas públicas que animam os visitantes”.

“O turista está percebendo que o Estado é seguro, que tem hospitais, melhora sua qualificação, avança nas rodovias, que tem agora um plano de investimento arrojado para oferecer saneamento básico e água potável e está investindo fortemente em energia renovável. Então, as pessoas de fora percebem isso, além das nossas belezas naturais que chamam a atenção de todos”.

Foi esse potencial do setor de turismo que, segundo o governador, o levou a criar a Secretaria de Estado de Turismo, cuja titular, secretária Bárbara Braga, foi indicada pelo próprio trade turístico. “Ela já iniciou o trabalho com muitas informações, com todos os números e conectada com o setor”, informou o governador, acrescentando que a segunda atividades econômica mais importante para o Estado deverá gerar mais 50 mil empregos nos próximos anos, anunciado pelo próprio setor.



O governador, que no início da semana participou, em Brasília, da posse de dois novos ministros, entre eles o de Transportes, Renan Filho, disse que as perspectivas são muitas positivas para Alagoas com o novo governo federal. “Tive uma reunião com o ministro Renan Filho e ele deve anunciar nos próximos dias a duplicação rodovia do Benedito Bentes até o município de Pilar, duplicando a BR 316, uma obra revolucionária para a parte alta de Maceió e para a saída de Maceió para o interior”.

Paulo Dantas também anunciou a obra da BR-424, de Pilar até Marechal Deodoro, que tem um fluxo grande de veículos, e a conclusão da BR-101, que tem um gargalo entre Novo Lino e Joaquim Gomes, devido entraves com a comunidade indígena. “Vamos oferecer uma proposta que atenda aos interesses da comunidade, respeitando toda e qualquer posição que seja tomada”, afirmou o governador.

Outra obra importante que deverá ser tocada com apoio do governo federal será a construção da ponte que liga Penedo a Neópolis, em Sergipe, orçada em mais de R$ 200 milhões. “O que mais nos deixa feliz é que o ministro está extremamente animado e motivado. E como ele é apaixonado por Alagoas, assim como eu, já me deu essas ótimas notícias”.