Política

VÍDEO: Bolsonaro mantinha cilindro de oxigênio em seu quarto no Alvorada, revela Janja

Primeira-dama levou jornalista para mostrar o abandono e a destruição da residência oficial após a passagem de Bolsonaro; até árvores plantadas por Lula e Marisa Letícia o ex-presidente cortou

Por Ivan Longo com Revista Fórum 06/01/2023 06h30
VÍDEO: Bolsonaro mantinha cilindro de oxigênio em seu quarto no Alvorada, revela Janja
Janja mostra cilindro de oxigênio que Bolsonaro mantinha em seu quarto no Palácio da Alvorada - Foto: Reprodução/GloboNews

O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, bem como o Palácio do Planalto, sede do governo, vêm passando não só por varreduras de segurança feitas pela Polícia Federal, mas também por sanitização e limpeza. O local onde Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, vão morar, no entanto, ainda precisa passar por reparos e renovação.

Isso porque o Alvorada foi totalmente danificado por Jair Bolsonaro. Nesta quinta-feira (5), Janja levou a jornalista Natuza Nery ao local para mostrar a destruição. Além de alterar cômodos de maneira deliberada, retirar obras de arte histórica e, inclusive, danificá-las, o ex-presidente deixou inúmeras estruturas avariadas.

"Danos em tapete, infiltração, obras de arte que não estão lá, eles não conseguiram ainda rastrear parte dessas obras que não estão lá e estão em outro lugar. O inventário de onde esse acervo está ainda não foi encontrado. Há janelas quebradas. O estado geral do edifício, que é o mais icônico de Brasília, segundo o que nós vimos, não é bom. O estado geral exige bastante reparação. Isso deve retardar a ida de Janja e Lula para o Palácio”, disse a jornalista.

Além do abandono, Janja e Lula constaram algo estranho: Bolsonaro mantinha, em uma antessala que dá acesso ao quarto onde dorme o casal presidencial, um cilindro de oxigênio.

Confira


Outra atitude deliberada de Bolsonaro no Palácio, e que entristeceu Lula, foi a retirada dos pés de jacarandá que o petista havia plantado nos jardins da residência junto à sua ex-esposa, a falecida Marisa Letícia.