Política

Idealizadora do Cria, programa da 1ª infância em Alagoas, administradora Renata Calheiros é eleita conselheira do TCE

Com 22 votos, a nova integrante da corte assume a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Cícero Amélio

Por Assessoria 15/12/2022 17h32 - Atualizado em 15/12/2022 22h11
Idealizadora do Cria, programa da 1ª infância em Alagoas, administradora Renata Calheiros é eleita conselheira do TCE
Renata Caheiros vai assumir cargo de conselheira no TCE - Foto: Ascom ALE

A administradora Renata Pires Pereira Calheiros foi eleita na tarde desta quinta-feira (15) pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL). Com 22 votos, a nova integrante da corte assume a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Cícero Amélio. Com mais 15 anos de experiência na gestão pública, Renata é técnica concursada da Caixa Econômica Federal e especialista em primeira infância pela Universidade de Harvard (EUA).

Como primeira-dama de Alagoas entre os anos de 2015 e 2022, Renata Calheiros é idealizadora e coordenou a implantação da primeira política do Estado de Alagoas com foco na primeira infância, o programa Cria – Criança Alagoana e da primeira política de fomento e desenvolvimento da economia criativa do artesanato e arte popular de Alagoas, o programa Alagoas Feita à Mão.

O programa Cria, que é hoje uma das principais e mais abrangentes políticas permanentes de Estado, é uma iniciativa premiada e tornou-se referência no país ao unir as áreas da saúde, educação e assistência social. É também o maior programa de transferência de renda em âmbito estadual do Brasil, com mais de 140 mil mães e crianças beneficiadas com um auxílio de R$ 150 mensais.

Com esse olhar multidisciplinar, o Cria hoje está presente no atendimento médico hospitalar com a construção do Hospital da Mulher e Hospital da Criança, além da reforma de maternidades e casas de parto em todo o Estado, nas praças e espaços lúdicos das cidades do interior. Na Educação, desenvolveu o maior programa de construção e universalização de creches de Alagoas, que contará com 200 unidades em todo o Estado.

Foi sob a coordenação de Renata Calheiros que o programa conseguiu reverter indicadores negativos históricos que estavam estagnados há décadas em Alagoas, como a redução de 22% na mortalidade infantil, entre os anos de 2014 e 2020, a queda de 69,49% na mortalidade materna, entre 2014 e 2017, e no percentual de desnutrição crônica infantil, que passou de 14,3%, em 2014, para 13,5%, em 2021.

Uma outra política pública criada e coordenada por Renata Calheiros foi o programa Alagoas Feita à Mão, que tem foco em ações voltadas à valorização do patrimônio cultural, promoção, comercialização e apoio à atividade produtiva, Alagoas mais que quadruplicou o volume de vendas anuais dos artesãos e mapeou mais de 120 polos de produção artesanal.

O Programa Alagoas Feita à Mão tornou-se um marco na divulgação do artesanato e da arte popular alagoana, que ganharam espaço nacional e internacional com a participação inédita nas mais importantes mostras de cultura, design e arquitetura no Brasil, como a Semana de Design de SP, a Semana Criativa de Tiradentes, a Miami Design Week e mostras em Nova York.

Renata Calheiros iniciou sua experiência na gestão pública em 2005 na Prefeitura de Murici, como coordenadora de um planejamento estratégico para ampliar a qualidade da educação no município. Também coordenou ações nas áreas social e cultural.