Política

Relatório do Ministério da Defesa sobre eleições gera debate na Assembleia Legislativa

Discussão ocorreu em sessão extraordinária desta quinta-feira (10)

Por Ascom ALE 10/11/2022 21h56 - Atualizado em 10/11/2022 22h10
Relatório do Ministério da Defesa sobre eleições gera debate na Assembleia Legislativa
Deputados Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto falaram sobre o tema - Foto: Ascom ALE

O relatório encaminhado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contendo as análises das Forças Armadas sobre o processo eleitoral brasileiro foi tema de discussão em plenário durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 10.

O primeiro a se posicionar sobre o fato foi o deputado Ronaldo Medeiros (MDB), avaliando que o resultado reafirmou o que todos já sabiam. “As eleições aqui no Brasil são sérias, as urnas são altamente confiáveis. Vieram observadores do mundo todo para acompanhar o processo eleitoral e, claro, as Forças Armadas, uma instituição séria, só poderia confirmar o que todo mundo já sabia”, destacou Medeiros, acrescentando que as eleições foram limpas e que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu o pleito e vai governar o Brasil.

No entanto, o deputado Cabo Bebeto (PL) externou seu ponto de vista contrário ao posicionamento de Ronaldo Medeiros, observando que, apesar de o relatório das Forças Armadas afirmar que não houve inconsistência entre os dados apresentados nas urnas e disponibilizados pelo TSE, o documento deixa margem a dúvidas quanto à segurança das urnas. “O relatório fala que não dá para ter certeza de nada, que é uma caixa de pandora, uma caixa preta que o Exército não teve acesso a informações importantes. O relatório não aponta que (o processo) é seguro, nem que não é”, observa Bebeto.