Política

Paulo Dantas critica atos golpistas e vai apresentar obras a Lula

Governador alerta sobre manifestações que pedem golpe de Estado e adianta prioridades da próxima gestão

Por Carlos Amaral com Tribuna Independente 05/11/2022 08h01 - Atualizado em 05/11/2022 18h37
Paulo Dantas critica atos golpistas e vai apresentar obras a Lula
Governador Paulo Dantas também destacou que não torce por um estado e um país radicalizado e dividido, sendo preciso respeitar o resultado das urnas - Foto: Edilson Omena

Em sua primeira entrevista coletiva após as eleições deste ano, o governador Paulo Dantas (MDB) – reeleito em 30 de outubro – criticou as manifestações golpistas que surgiram em todo o país após a vitória eleitoral de Lula (PT). Para o governador, os atos são ilegais e serão combatidas em Alagoas pelo Governo do Estado. Dantas também deve se reunir com o presidente eleito para apresentar o cenário para retomada de obras em Alagoas.

“Essas manifestações, que não tem nenhum caráter legal, não tem nenhum sentido, elas serão completamente combatidas, exercendo a legislação, fazendo com o que a lei seja cumprida. Não vamos permitir isso. Eles perceberam isso nos últimos dias”, pontua. “Qualquer ato que afete a democracia, que afete a liberdade e as leis do Brasil, são atos que serão reprovados por mim e, com certeza, pela maioria dos alagoanos e brasileiros. Temos que respeitar a vontade da população. Conversei com o secretário de segurança e também com o comandante da Polícia Militar de Alagoas para nós tomarmos todas as providências para o cidadão ter o direito de ir e vir, de chegar aonde precisa. A gente com tranquilidade, conversando e argumentando de maneira tranquila, conseguiu desobstruir a Fernandes Lima [Maceió] e outras avenidas em Arapiraca, em São Miguel dos Campos. Vamos combater exercendo nossa legislação”, completa o governador.

Ainda na noite do último domingo, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas e às redes sociais questionar o resultado das urnas com ilações falsas sobre a lisura do processo eleitoral e para pedir um golpe de Estado, no qual chamam de “intervenção federal”.

Paulo Dantas também destacou que o processo eleitoral acabou e que agora o Governo do Estado buscará dialogar com todos os gestores alagoanos.

“A eleição acabou. Jamais quero ver o estado dividido e radicalizado. Temos que manter tranquilidade para governar a elaborar projetos e encontrar soluções. Vamos, agora, na transição, trabalhar de forma integrada com a transição do presidente Lula para sabermos que direção ele dará a nossa nação para seguirmos essa linha. Acredito muito que o presidente Lula vai priorizar o desenvolvimento humano e também o econômico”, diz o governador.

OBRAS


O governador Paulo Dantas também adiantou que obras deve apresentar ao presidente Lula para serem retomadas em Alagoas, o que foi amplamente divulgado pelo petista durante sua campanha eleitoral, de que se reuniria com os governadores para saber quais as obras prioritárias dos estados.

“Temos obras estruturantes em Alagoas que vamos solicitar do presidente Lula, para que o Governo Federal tenha condições de nos ajudar. Obras como o Canal do Sertão, que sempre foi tocada com recursos federais; como o aeroporto de Maragogi, que é muito estruturante para a região norte de Alagoas, que tem vocação para a agricultura familiar e para o turismo. Essa obra, inclusive, vai ajudar o desenvolvimento de Pernambuco; também temos a duplicação da AL-101 norte, que é estruturante. Já temos os recursos garantidos de Maceió até a Barra de Santo Antônio, mas vamos fazer uma gestão junto ao presidente Lula para levar essa duplicação da Barra até Maragogi e assim termos todo o litoral norte duplicado. Iniciamos também a duplicação da região Sul, entre Piaçabuçu e Penedo e vamos também fazer esse pleito para interligarmos as regiões norte e sul a nossa capital”, relata o governador.

SECRETARIAS


O governador Paulo Dantas também adiantou que pensa em criar duas novas secretarias para os próximos quatro anos.

“Pretendo aumentar o número de mulheres em meu secretariado. Não avaliei ainda a quantidade de secretarias que vamos criar, mas já encaminhamos uma lei delegada para a Assembleia Legislativa para fazermos uma reestruturação administrativa para os próximos 4 anos. Penso muito em criar uma secretaria do Turismo, que é um setor econômico muito importante para Alagoas. Também penso em criar uma secretaria para a pessoa com deficiência, pois se trata de uma questão fundamental. No momento, são essas as secretarias que pensamos em criar, mas isso não está resolvido ainda. Vou ouvir mais pessoas, receber análises técnicas”, diz Paulo Dantas.

O governador também adiantou que seu novo secretariado será anunciado e dezembro.

ATAQUES


Paulo Dantas também comentou os ataques que sofreu durante a campanha eleitoral deste ano, mas em tom apaziguador, ele ressaltou a importância da unidade em torno do desenvolvimento de Alagoas.

“Fui muito atacado no primeiro e no segundo turno, fizeram uma grande armação, mas, graças a deus, o Supremo Tribunal Federal e o povo de Alagoas, me deram a oportunidade de governar Alagoas por mais quatro anos e vou honrar isso trabalhando com planejamento, responsabilidade e seriedade. Tenho certeza que todos unindo esforços, vamos ajudar para que Alagoas continue sendo um estado modelo, em governança e em capacidade de investimento”, afirma.

O governador Paulo Dantas voltou a comentar sobre um recurso da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre uma decisão de Gilmar Mendes, do STF, que serviu de base para o retorno do emedebista ao cargo, que ocorreu também por outra decisão na mesma Corte, mas de relatoria de Luís Barroso.

“Estou muito tranquilo. Tivemos duas decisões em relação a isso. A decisão do ministro Barroso foi confirmada pela Turma do STF por unanimidade. E isso demonstrou a grande armação que fizeram com caráter eleitoral e, graças a deus, a população de Alagoas compreendeu isso”, comenta Paulo Dantas.

Após a coletiva, o governador se reuniu com seu secretariado.