Política

Rodrigo Cunha diz que não apoia nem Bolsonaro e nem Lula no segundo turno

Senador disputa o segundo turno para o Governo de Alagoas contra Paulo Dantas

Por Thayanne Magalhães 11/10/2022 08h37 - Atualizado em 11/10/2022 15h09
Rodrigo Cunha diz que não apoia nem Bolsonaro e nem Lula no segundo turno
Rodrigo Cunha (União Brasil) - Foto: Divulgação

Rodrigo Cunha (União Brasil) anunciou em vídeo que não irá declarar apoio a nenhum dos candidatos a presidente do Brasil no segundo turno das eleições. Candidato ao Governo de Alagoas, o senador divulgou a mídia no início da manhã desta terça-feira (11).

No pronunciamento, Cunha diz que "meu lado é Alagoas". A assessoria do candidato havia anunciado uma coletiva de imprensa para às 9h em um hotel de Maceió, mas a fala do candidato foi antecipado.

Rodrigo Cunha diz estar a favor do diálogo com o próximo presidente a ser eleito em 30 de outubro, independentemente de ser o candidato Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

"Reafirmo minha posição em defesa de Alagoas, minha disposição para dialogar com todas as duas frentes que disputam a presidência pregando o que de fato interessa que é o apoio do governo federal para as demandas de Alagoas. O governador tampão, fantoche dos Calheiros e do deputado Marcelo Vitor, parece se orgulhar em fechar a porta do estado para o governo federal, mas na verdade o resultado desta picuinha política é a fome, o desemprego, o analfabetismo e diversos outros males. Vou trabalhar com Bolsonaro, ou com Lula, sempre em prol do estado e de nossa gente", disse Rodrigo Cunha.

No início de agosto, um vídeo divulgado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) passou a circular nas redes sociais, mostrando um trecho de um discurso de Jair Bolsonaro, onde o presidente defende o mandante do assassinato da deputada alagoana Ceci Cunha, Talvane Albuquerque.

Ceci era mãe de Rodrigo Cunha e Talvane era suplente a uma vaga na Câmara de Deputados e usou esse fato como motivação. O caso aconteceu no ano de 1998. A deputada foi morta em casa, com mais duas pessoas, a mando do suplente, que assumiu o mandato em seu lugar. Rodrigo era criança quando o crime aconteceu.

Após a chacina, Talvane ainda tomou posse na Câmara, em fevereiro de 1999, mas foi cassado no dia 8 de abril. Na ocasião, Bolsonaro foi o único a discursar em defesa do assassino no plenário.

Posicionamento

Em todo o país, 12 estados estão vivenciando disputas de segundo turno para seus governos estaduais e em cerca de 50% deles, candidatos adotaram a mesma posição de Rodrigo Cunha, não se posicionando com relação à corrida presidencial. Os candidatos pregam a desarticulação das rivalidades.

Leia na íntegra o pronunciamento de Rodrigo Cunha:

"As pessoas estão divididas por toda parte. Tem gente que vota em Lula, mas não quer votar no Paulo Dantas porque sabe que é a mesma coisa que votar nos Calheiros e na banda podre da Assembleia. Como tem gente que vota em Bolsonaro, mas não quer votar em Paulo Dantas, porque sabe que se ele for eleito, ele não vai fazer parcerias com o governo federal como hoje em dia, prejudicando todo nosso estado. O governador de Alagoas não pode se dar ao luxo de escolher o presidente do Brasil. Eu já tenho um lado: meu lado é Alagoas. Eu quero ser governador para resolver os problemas de nosso estado, como a fome, o desemprego, a violência, a corrupção e os piores indicadores sociais do país. Quero ser governador para enfrentar cada uma dessas mazelas, com trabalho, humildade e parceria com o governo federal. Sem picuinha, independente de quem venha a ser eleito presidente. E o meu principal aliado e você".

*Com Assessoria