Política

Mais de 2 milhões votam em Alagoas

São 6.820 seções eleitorais e eleitores podem manifestar voto em silêncio; cerca de 6 mil policiais fazem segurança neste domingo (2)

Por Redação 01/10/2022 08h48
Mais de 2 milhões votam em Alagoas
Eleitores votam das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, e a apuração dos votos começa logo em seguida - Foto: Reprodução

Cerca de 2,5 milhões de eleitores em Alagoas vão às urnas neste domingo (2), distribuídos em 6.820 seções eleitorais – sendo 321 com acessibilidade – em 1.011 locais de votação das 42 zonas eleitorais, para escolher seus candidatos a presidente da República, governador de Alagoas, deputados federal e estadual e senador. Neste ano, o horário de votação será unificado com o de Brasília. Logo, os eleitores votam das 8h às 17h. A apuração dos votos se inicia logo em seguida.

Caso algum mesário já convocado para a função pela Justiça Eleitoral não compareça à seção à qual foi designado, o presidente da mesa poderá nomear qualquer eleitor que cumpra os pré-requisitos para ser mesário, e que esteja no local, de acordo com o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

PERMISSÃO


No dia da votação, os eleitores podem manifestar suas preferências eleitorais, desde que de maneira silenciosa. A Justiça Eleitoral permite o uso de peças de roupa outros adereços que identifiquem as escolhas dos eleitores como bandeiras com o logo e as cores do partido, broches, adesivos e camisetas.

Entretanto, não é permitido no dia da eleição a promoção de aglomerações com pessoas com vestuário padronizado, portando materiais de campanha eleitoral e fazendo o uso, ou não, de veículos; fazer boca de urna. Ou seja, abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar. Também não é permitido usar alto-falantes ou amplificadores de som.

Os eleitores não poderão entrar com celulares ou qualquer outro aparelho, nem câmara fotográfica ou filmadora, na cabine de votação. Esses equipamentos deverão ficar com o mesário.

Aos candidatos não é permitido fazer comícios; passeatas ou carreatas; distribuir brindes ou camisetas. Os partidos estão proibidos de transportar de eleitores aos locais de votação porque estes só podem se dirigir às seções eleitorais por meio de veículos disponibilizados pela Justiça Eleitoral; coletivos de linhas regulares e não fretados; ou de uso individual do proprietário, para o exercício de seu voto e de sua família; e serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel.

SEGURANÇA


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um esquema para garantir o bom andamento do pleito, cujo efetivo será de, aproximadamente, seis mil homens e mulheres das Polícias Militar, Civil, e Científica, Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros Militar, que reforçará a segurança no dia do pleito, contará com o apoio de integrantes das Secretarias de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e de Prevenção à Violência (Seprev), além da Guarda Municipal de Maceió. “Os comandos do Policiamento da Capital e do Interior empregarão 4.038 policiais para fazer a segurança dentro e fora dos locais de votação em todo o Estado”.