Política

Maceió terá 50% mais ônibus no domingo (2)

SMTT destaca necessidade do cartão Vamu Cidadão para a gratuidade na passagem

Por Thayanne Magalhães, com assessoria com Tribuna Independente 30/09/2022 07h36
Maceió terá 50% mais ônibus no domingo (2)
Prefeitura de Maceió afirma que domingo de eleição terá mais ônibus, gratuitos, nas ruas; no interior, poucas cidades confirmaram serviço - Foto: Edilson Omena

Para facilitar o deslocamento dos eleitores no próximo domingo (2), dia das eleições para a Presidência da República, Governo do Estado e outros cargos legislativos, em Maceió haverá aumento de 50% nas linhas do transporte público coletivo que operam neste dia e não será cobrado o pagamento da tarifa nos ônibus, graças ao programa Domingo é Livre.
“Só lembrando que é preciso ter o cartão Vamu, na modalidade Cidadão”, informou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, André Costa.
O incremento será feito, das 7h às 18h, para garantir que os cidadãos possam se deslocar para votar com tranquilidade.

O aumento é de 600 viagens em comparação a um domingo convencional. “Para garantir o bom atendimento aos usuários, elaboramos esse plano com o acréscimo de viagens.
Com isso, a gente proporciona àqueles que vão utilizar o ônibus, mais segurança e comodidade”, destacou a diretora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), Paula Isanelle.

No total, 40 agentes foram escalados e vão atuar em pontos fixos, realizando rondas pelas ruas da capital.

O trabalho será concentrado em diversos pontos da cidade, com foco em locais com grande concentração de eleitores, como as seções instaladas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Caic do Benedito Bentes; no Centro Universitário Cesmac, situado no Farol e na Escola Professor Margarez Maria Santos Lacet, no Tabuleiro do Martins. Além de um ponto de fiscalização nas proximidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), situado na Av. Fernandes Lima, na Gruta de Lourdes.

Os agentes serão deslocados também para conjuntos habitacionais como o Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra e em bairros, como Santa Lúcia, Benedito Bentes, Clima Bom, Trapiche da Barra, entre outros que concentram um maior número de pessoas.

O serviço contará com o acompanhamento direto do Núcleo de Operações Integradas (NOI). O coronel Cícero Silva, diretor da DIMOB da SMTT, comentou sobre a ação das equipes no domingo das eleições.

“Já passamos as primeiras instruções e estamos ordenando e ajustando o que ainda for necessário para que possamos ter um dia tranquilo no trânsito e que todos consigam se deslocar em paz aos seus locais de votação e para as suas casas”, enfatizou.

INTERIOR

Nas cidades do interior, as prefeituras precisam garantir o transporte dos moradores das áreas rurais para votar nas cidades.

A assessoria de comunicação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou à reportagem da Tribuna Independente que na cidade de Jequiá da Praia houve orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que haja transporte coletivo buscando e levando os moradores das zonas rurais, já que todas as urnas estarão na zona urbana.
Também confirmaram transporte para as zonas rurais as assessorias das cidades de Água Branca, Canapi e Poço das Trincheiras.

Até o fechamento dessa edição, não houve retorno de outras prefeituras.