Política
Lula tem 48,8% dos votos válidos e chega ao maior índice na pesquisa Exame/Ideia
"Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula", diz Maurício Moura, fundador do Ideia

Pesquisa Exame/Ideia divulgada na madrugada desta quinta-feira (29) mostra a consistência do crescimento de Lula (PT) - detectada por todos os institutos de pesquisa -, que chega a 48,8% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (PL) tem 38,4% dos válidos.
Nos votos totais, na pesquisa estimulada, o petista subiu três pontos em um mês e marca 47%, o maior índice desde o início do estudo, em agosto de 2020. Bolsonaro oscilou um para mais e chegou a 37%.
Ciro Gomes (PDT) caiu três pontos e foi a 6%, em situação de empate técnico com Simone Tebet (MDB), que oscilou um para mais e chegou a 5%. Os demais candidatos juntos somam 1,2%. Brancos e nulos são 1% e indecisos 3%.
"Para saber se haverá segundo turno, é preciso olhar o comportamento dos eleitores de Ciro Gomes que ainda estão indecisos. Eles tendem a mudar de voto para Lula. Por outro lado, os eleitores que já definiram voto em Ciro e em Tebet têm se mostrado muito resilientes. É preciso considerar também que entre os eleitores de Bolsonaro tem o chamado voto envergonhado, com pessoas não declarando a opção em pesquisa. Esse eleitorado chega a 1%. Isso não ganha eleição, mas pode levar a um segundo turno", diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.
Entre os entrevistados, 63% dizem que preferem que a eleição presidencial termine no primeiro turno, 17% dizem que gostariam de uma segunda etapa da eleição, e 20% não concordam nem discordam. Outro dado importante mostra que 85% dos eleitores dizem que seu voto está definido, diante de 12% que dizem que podem mudar e 2% que não sabem.
Segundo turno
Lula segue vencendo todas as simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o petista tem 52% contra 41%. Lula ainda vence Ciro - 51% a 24% - e Simone Tebet por 53% a 20%.
Já Bolsonaro saiu vitorioso contra o pedetista - 41% a 35% - e a emedebista - 42% a 24%.
O Instituto Ideia ouviu 1.500 pessoas entre os dias 23 e 28 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. O nível de confiança de 95% e a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09782/2022.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?