Política

Eleitores tem até sábado (30) para baixar o e-Título

Por FDR 28/09/2022 17h06
Eleitores tem até sábado (30) para baixar o e-Título
Cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título - Foto: Reprodução/TSE

Com a aproximação das Eleições Gerais de 2022 a movimentação em busca dos documentos para participar do processo eleitoral vem aumentando. O aplicativo do e-Título, por exemplo, já se tornou o mais baixado nas lojas de apps.

É importante que o eleitor saiba das diversas opções de documentação que podem ser portadas no dia das eleições para adentrar na seção. Uma das mais práticas é o e-Titulo, aplicativo disponibilizado gratuitamente para aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.

Porém, o Tribunal Superior Eleitoral alerta que o eleitorado precisa baixar ou atualizar seu aplicativo assim que possível, até este sábado. No dia da votação (2), a emissão do documento estará suspensa até a finalização dos processos do primeiro turno. E só volta a ser liberada para o público a partir do dia 3.

Caso haja um segundo turno, a suspensão também acontecerá da mesma maneira. Então é necessário que a emissão do documento através do e-Título seja feita até a véspera da votação, neste caso até o dia 29 de outubro.

Documentos aceitos para participar das eleições

Para participar do processo de votação para os cinco cargos disponíveis nas Eleições Gerais de 2022, é necessário que o eleitor compareça à sua seção portando documento com foto. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para entrar na seção. Outros documentos são aceitos como:

e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

Carteira de identidade;

Identidade social;

Passaporte;

Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

Certificado de reservista;

Carteira de trabalho;

Carteira nacional de habilitação.