Política

MDB deve eleger maior número de deputados em Alagoas

Projeções de Marcelo Bastos apontam sigla governista como campeã de votos este ano

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 27/09/2022 06h29
MDB deve eleger maior número de deputados em Alagoas
Marcelo Bastos projeta quem serão os mais votadas para deputado - Foto: Assessoria

Faltando uma semana para as eleições deste ano, em 2 de outubro, o analista político Marcelo Bastos fez uma análise sobre quais partidos conquistarão mais vagas para deputado estadual e federal em Alagoas.

“Este ano há um contexto peculiar, com o fim das coligações partidárias. Aqui em Alagoas, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 56 mil votos para eleger um deputado estadual. Vale ressaltar, que pela nova reforma eleitoral, um partido que não atinja esse quociente poderá eleger um candidato com as sobras de vagas, com base na regra 80% (partido) e 20% (candidato). Dessa forma, para que um partido conquiste uma vaga com as tais sobras, terá que conquistar 45 mil votos e para que o candidato seja eleito, 11 mil votos”, afirma o analista.

Marcelo Bastos explica que realiza projeções com base em pesquisas de consumo interno, desempenho de campanhas passadas dos candidatos, tamanho dos partidos e nas campanhas de rua e das redes sociais.

Para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE), as projeções são que o Republicanos faz dois; Federação PT/PV/PC do B faz uma e poderá brigar por uma segunda vaga.
Já o União Brasil faz três e poderá brigar por uma quarta vaga; PP faz quatro. PSD briga por uma vaga; PL briga por uma vaga; Avante faz um; e MDB faz doze e poderá brigar por uma décima terceira vaga.

FEDERAL

Para deputado federal, aqui em Alagoas, Marcelo Bastos explica que, se tomarmos como base o quociente eleitoral das eleições de 2018, um partido precisará atingir a marca de 170 mil votos para eleger um deputado federal.

Ele reforça que, pela nova reforma eleitoral, um partido que não atinja esse quociente poderá eleger um candidato com as sobras de vagas.

Dessa forma, para que um partido conquiste uma vaga com as tais sobras, terá que conquistar 136 mil votos e para que o candidato seja eleito, 34 mil votos”, explicou.
Segundo ele, União Brasil faz um; PSD briga por uma vaga; Federação PSDB/Cidadania briga por uma vaga.

Já o PP faz três e poderá brigar por uma quarta vaga; Federação PT/PV/PC do B faz um e poderá brigar por uma segunda vaga; Republicanos faz um; MDB faz dois; e PSB briga por uma vaga.