Política

Deputado federal Paulão visita a Tribuna e conversa com cooperados sobre a situação atual do Brasil

Paulão destacou a importância de cooperativas, como a Jorgraf, no cotidiano da população

Por Rívison Batista 27/09/2022 02h28 - Atualizado em 27/09/2022 04h31
Deputado federal Paulão visita a Tribuna e conversa com cooperados sobre a situação atual do Brasil
O deputado federal Paulão (de vermelho) em visita a Jorgraf - Foto: Edilson Omena

O deputado federal Paulão (PT) fez uma visita à Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) – dona do jornal Tribuna Independente e do portal Tribuna Hoje – na noite desta segunda-feira (26). Paulão foi até o parque gráfico do jornal e conversou com cooperados e diretores do veículo de comunicação sobre a situação atual do Brasil, as eleições, entre outros assuntos.

Falando aos cooperados da Tribuna, o deputado federal elogiou o modelo de cooperativa da Jorgraf (que completou 15 anos em julho). “A ideia do cooperativismo foi uma sacada inteligente. O Governo Lula criou, dentro do Ministério do Trabalho, a Secretaria da Economia Solidária”, afirmou. Para dar um exemplo sobre a importância das cooperativas no cotidiano da população brasileira, Paulão falou sobre a crise do preço do açúcar no início do Governo Lula. “Isso teve uma influência forte do açúcar produzido na Rússia. Isso criou um problema grave. Na época, eu era deputado estadual. A gente conseguiu fazer uma fala no plano federal, porque não se estava comprando açúcar de nenhuma usina, e a única exceção foi a cooperativa Pindorama, justamente por ser cooperativa. Isso no Governo Lula. Já o governo atual não fortalece essa ideia, ele quer fortalecer os grandes grupos”, disse.

Assumidamente defensor dos trabalhadores, Paulão declarou que, nos períodos recentes, votou totalmente a favor de todos os projetos referentes à classe trabalhadora: “Fui o único parlamentar dos nove [alagoanos] que votou 100% [a favor dos trabalhadores]. Tenho a honra de dizer também que sou o único parlamentar, entre senadores e deputados federais alagoanos, que não entrou no orçamento secreto. Ele existe e não é tão secreto. Ele tira dinheiro das políticas públicas e isso fica na mão de um grupo”.

Corte de verbas da Farmácia Popular

Em um ato em Arapiraca, no Agreste alagoano, Paulão disse que conversou com um grupo de pessoas e fez a seguinte pergunta: “Vocês vão votar em um candidato que tem coragem de matar suas mães?”. Paulão explica o questionamento: “Todo mundo fica assustado com essa frase. O que foi que o Bolsonaro fez? Ele tirou o dinheiro da Farmácia Popular. Aí você depois de 50, 60 anos, tem direito a ter remédios para diabetes, cardiopatias, câncer. Todas essas doenças são permanentes, e as pessoas que não podem comprar o remédio convencional iam na Farmácia Popular que ela fornecia de forma gratuita”. Recentemente, o programa Farmácia Popular sofreu um corte de verbas do Governo Federal e alguns medicamentos deixarão de ser gratuitos.

“Estou com um sentimento, posso estar equivocado, mas o político tem que ter um pouco de faro. O meu sentimento é que Lula poderá ganhar no primeiro turno”, declarou o deputado.

Diretoria da Jorgraf

O diretor administrativo da Jorgraf, Flávio Peixoto, falou, durante a visita do deputado Paulão à gráfica, que os cooperados do parque gráfico da Tribuna foram verdadeiros heróis durante o período mais grave da pandemia, pois, enquanto jornalistas estavam em home office, os trabalhadores gráficos tinham que rodar o jornal todos os dias, sempre tomando todos os devidos cuidados. “Trazer o deputado Paulão para cá é um momento histórico para mostrar o que conseguimos durante esses 15 anos de luta”, afirmou o diretor.

O presidente da Jorgraf, José Paulo Gabriel, ressaltou a importância do cooperativismo para o deputado e para os cooperados presentes. “Nesse estado de Alagoas, é necessária a troca de ideias. E a nossa ideologia cooperativista é parecida com a do deputado. O jornal impresso, hoje, é considerado um bastião de credibilidade neste país. E nós não vamos deixar isso cair. Isso eu digo para vocês, queridos cooperados. Isso está no nosso sangue. Jamais vamos deixar esse viés da imprensa tradicional ir por água abaixo. Além do impresso, estamos muito bem no meio online. Temos um site fortíssimo, redes sociais com muitos seguidores e a TV Web”, declarou o presidente.