Política
Ministro das Comunicações de Bolsonaro fala em "fechamento do instituto" após nova pesquisa do Ipec
Fábio Faria foi às redes sociais para falar em "absurdo com pesquisas eleitorais" logo após o Ipec divulgar novo levantamento apontando crescimento de Lula
O ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro (PL), Fábio Faria, foi às redes sociais, nesta segunda-feira (19), para falar em "fechamento" do Ipec, o instituto de pesquisas eleitorais, após novo levantamento apontar crescimento de Lula (PT) e chances do petista vencer o pleito já no 1º turno.
Assim que os novos números vieram à tona, Faria afirmou que, no dia 2 de outubro, data do primeiro turno da eleição, "a população vai cobrar o fechamento desse instituto".
"Chega desses absurdos com pesquisas eleitorais!!! A hora da verdade está chegando", esbravejou o ministro, endossando a narrativa de Bolsonaro, que coloca em xeque não só o sistema eleitoral brasileiro, como a credibilidade dos institutos de pesquisa.
Pouco tempo depois, ao ser acusado de estar ameaçando o Ipec, Faria fez nova publicação, afirmando que, se estiver errado, não terá problema "em reconhecer o erro". "Mas cobrarei o contrário. Dia 02 está logo aí. Aguardemos", escreveu, com tom intimidador.
Ipec projeta vitória de Lula no 1º turno
Nova pesquisa presidencial Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (19), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue firme na liderança e vem pavimentando o caminho para uma vitória já no primeiro turno, uma vez que registrou novo crescimento enquanto Jair Bolsonaro (PL) continua estagnado.
De acordo com o levantamento, Lula subiu um ponto percentual com relação ao estudo anterior, de 12 de setembro, e agora atinge 47% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, manteve o índice de 31% que já possuía na última pesquisa.
Já Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar, aparece com os mesmos 7% do último estudo, enquanto Simone Tebet (MDB) cresceu um ponto e aparece com 5%. Votos em bancos e nulos representam 5%, enquanto 4% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.
Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 52%, mais que o suficiente para liquidar o pleito já em primeiro turno. Para isto, basta um candidato ter 50% e mais um voto.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
2Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
3Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
4Na madrugada de hoje
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
-
5Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito




