Política

Republicanos com mais candidatos de Arapiraca

Partido registra maior número de candidaturas na disputa por mandato na Assembleia Legislativa do Estado

Por Davi Salsa com Tribuna Independente 30/08/2022 07h47 - Atualizado em 30/08/2022 15h14
Republicanos com mais candidatos de Arapiraca
Urna eletrônica - Foto: José Cruz / Agência Brasil

Com uma população estimada em 240 mil habitantes, Arapiraca é o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com 150.627 pessoas aptas a votar no próximo dia dois de outubro. Desde o dia 16 de agosto, com o início oficial da campanha, o município apresenta 27 candidatos, sendo 20 para deputado estadual e sete na disputa ao cargo de deputado federal.

Levantamento realizado pela Tribuna no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que o Republicanos é o partido político que lidera o quantitativo de candidatos, com cinco nomes na disputa à Assembleia Legislativa Estadual (ALE), e um para a Câmara Federal, em Brasília.

Para o cargo de deputado estadual, o diretório do Republicanos, em Arapiraca, apresenta os nomes do policial civil Abelardo Silva; do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim; Emanuel Cristóvão, Magal Legal e Cida Ferro.

Na disputa à Câmara Federal, a legenda tem na disputa uma mulher: Valquíria Valentim, esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim.

Outras legendas, como o MDB apresentam dois candidatos no pleito para a Assembleia Legislativa Estadual (Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque. O PSD também conta com dois nomes: Jorge da Farmácia e João dos Santos, e o Avante com Anny Turismo e Lindomar Ferreira, o Lindomar da Defesa Civil.

Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o radialista Aílton Avlis busca uma das 27 vagas na ALE. Representando o Partido Progressista (PP), o deputado Tarcizo Freire tenta a reeleição. A comunicadora e líder cristã Rejane Conexão está na disputa pelo Partido Verde (PV).

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na concorrida disputa para as nove vagas de Alagoas à Câmara Federal, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas apresenta sete nomes.

Daniel Barbosa (PP), Severino Pessoa (MDB), Chico da Capial (PTB), Alves Correia (PV), Valquíria Valentim (Republicanos), Edneusa Gadi (PROS) e Amadeu Móveis pelo Solidariedade.

De acordo com o TSE, a campanha eleitoral segue até o próximo dia 1° de outubro, com a realização de caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22 horas.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Ainda de acordo com o cronograma elaborado pelo TSE, o segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro na disputa presidencial e aos governos estaduais.