Política

Família Bolsonaro sai constrangida e irritada da posse de Alexandre de Moraes no TSE

Discurso histórico do novo presidente do TSE, aplaudido de pé em vários momentos, foi considerado um ‘cala a boca’ para o presidente e seus aliados

Por Julinho Bittencourt com Revista Fórum 17/08/2022 09h47
Família Bolsonaro sai constrangida e irritada da posse de Alexandre de Moraes no TSE
MIchelle e Bolsonaro na chegada à posse de Alexandre de Moraes no TSE - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que estava sentado em posição de destaque, não conseguiu disfarçar o constrangimento na noite desta terça-feira (16), durante a posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, além dele, também saíram irritados e constrangidos a sua esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e o filho o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos).

Carluxo chegou a ser fotografado sentado enquanto todos os outros participantes aplaudiam de pé o discurso de Moras, sobretudo o momento em que ele fez uma contundente defesa do sistema de apuração "rápido e ágil" das eleições por urnas eletrônicas. Ele lembrou que o Brasil "é a única democracia do mundo que apura e divulga" o resultado no mesmo dia da votação.

'Indelicadeza'

Tanto o presidente quanto seus apoiadores que estavam presentes ficaram surpresos com a defesa que Moraes fez do sistema. Bolsonaristas chegaram a classificar em conversas reservadas que o discurso foi uma manifestação contra Bolsonaro.

Um dos aliados de Bolsonaro presente, de acordo com a coluna de Tales Faria, no UOL, considerou "uma indelicadeza desnecessária" a ênfase do discurso do novo presidente do TSE na crítica às fakenews. O fato foi considerado um ataque a Carlos Bolsonaro.

No final das contas, a sensação que ficou para todos é que será muito difícil Bolsonaro e seus aliados continuarem atacando publicamente o TSE.