Política

Número de candidaturas de militares sobe 33,33% em Alagoas

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral

Por Gabriely Castelo com Tribuna Hoje 16/08/2022 14h49 - Atualizado em 17/08/2022 14h32
Número de candidaturas de militares sobe 33,33% em Alagoas
A profissão mais comum entre os candidatos em Alagoas é a de empresário (43) - Foto: Antonio Augusto / Ascom TSE

O prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os partidos políticos, as federações e as coligações solicitarem o registro de candidatura terminou na segunda-feira (15). A determinação valia para candidatos a todos os cargos deste pleito de 2022, dentre elas governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Em Alagoas, 458 registros de candidaturas foram contabilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo dados divulgados pelo TSE, a candidatura de policiais civis e militares da ativa e da reserva continuou a crescer em Alagoas, assim como ocorreu em todo o país.

Entre bombeiros militares, policiais civis, policiais militares e militares da reserva, o aumento foi de 33,33% nas candidaturas, ao todo foram 24 candidaturas registradas em 2022, sendo o maior número de policiais militares (9). Em 2018, foram 18 candidatos com esse perfil que disputaram as eleições gerais.

Alguns dos exemplos mais conhecidos são o Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMD) e os delegados Leonam Pinheiro (União Brasil) e Thiago Prado (PP), que tiveram destaque atuando na Polícia Civil e resolveram se candidatar nesse pleito.

Embora o número de militares na política tenha aumentado, a profissão mais comum entre os candidatos em Alagoas ainda é a de empresário (43), seguida de advogado (34) e deputado (26).