Política

Lula lidera com 12 pontos à frente de Bolsonaro e pode vencer já no 1º turno, diz Ipec

Ex-presidente tem mais que a soma das intenções de voto de todos os outros candidatos

Por Ivan Longo com Revista Fórum 16/08/2022 07h18
Lula lidera com 12 pontos à frente de Bolsonaro e pode vencer já no 1º turno, diz Ipec
Lula durante discurso no Centro de Convenções - Foto: Thayanne Magalhães

Nova pesquisa presidencial do Ipec (antigo Ibope), encomendada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira (15), aponta que, se as eleições fossem hoje, Lula (PT) venceria o pleito já no primeiro turno.

O petista aparece na liderança com 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 6%, e é seguido por Simone Tebet (MDB), que tem 2%. Vera Lúcia (PSTU), por sua vez, tem 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Votos em branco e nulos representam 8%, enquanto 7% dos eleitores não sabem ou não responderam.

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 51,7%, o que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. O ex-presidente possui mais intenções de voto do que os índices de todos os outros candidatos somados.

O levantamento contou com 2 mil entrevistas feitas em 130 municípios do país entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

  1. Confira abaixo os números

    Lula (PT): 44%
    Jair Bolsonaro (PL): 32%
    Ciro Gomes (PDT): 6%
    Simone Tebet (MDB): 2%
    Vera (PSTU): 1%
    Constituinte Eymael (DC): 0%
    Felipe d’Avila (NOVO): 0%
    Léo Péricles (UP): 0%
    Pablo Marçal (PROS): 0%
    Sofia Manzano (PCB): 0%
    Soraya Thronicke (UNIÃO): 0%
    Branco/nulo: 8%
    Não sabe/não respondeu: 7%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, o cenário é parecido. Lula lidera com 41%, 11 pontos à frente de Bolsonaro, que soma 30% das intenções de voto.

Ciro Gomes aparece em terceiro, com 3%. Nenhum dos outros candidatos, segundo o Ipec, atingiram 1% na pesquisa espontânea.

Segundo turno

O Ipec também mediu intenções de voto em um eventual segundo turno. Caso o pleito fosse para uma segunda volta, de acordo com o instituto, Lula venceria, já que aparece com 51% das intenções, contra 35% de Jair Bolsonaro. Votos em branco e nulos representam 9%, enquanto 5% dos eleitores não sabem ou não responderam.