Política
Mobilidade: obras nas grotas evitaram mortes nas chuvas, diz Renan Filho
Seguindo na contramão da região Nordeste, que contabilizou centenas de mortes nas tragédias decorrentes das fortes chuvas dos últimos dois meses, Maceió – capital que comporta mais de 100 grotas – não registrou deslizamentos de encostas e óbitos, mesmo recebendo um volume de água acima do estimado, como era comum nos invernos passados.
De acordo com Renan Filho, pré-candidato ao Senado, historicamente acontecia o contrário: quando chovia forte em Maceió, barreiras caíam, deixando vítimas, e as pessoas viviam à própria sorte. “Com o programa Viva Nova Nas Grotas, criamos um sistema de acesso às grotas, de ordenamento de águas, de proteção de barreiras e de encostas”, recorda, citando o investimento de R$ 142 milhões nessa política pública na capital.
Renan reforça que o programa é inovador e obteve reconhecimento internacional, com premiações e a parceria com o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. “O programa Vida Nova Nas Grotas é muito bem-sucedido do ponto de vista da mobilidade urbana, para quem mora na grota e precisa sair para trabalhar todo dia, mas também é bem-sucedido do ponto de vista de prevenção de desastre”, concluiu.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
2Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
3Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
4Na madrugada de hoje
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
-
5Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito




