Política
Mobilidade: obras nas grotas evitaram mortes nas chuvas, diz Renan Filho

Seguindo na contramão da região Nordeste, que contabilizou centenas de mortes nas tragédias decorrentes das fortes chuvas dos últimos dois meses, Maceió – capital que comporta mais de 100 grotas – não registrou deslizamentos de encostas e óbitos, mesmo recebendo um volume de água acima do estimado, como era comum nos invernos passados.
De acordo com Renan Filho, pré-candidato ao Senado, historicamente acontecia o contrário: quando chovia forte em Maceió, barreiras caíam, deixando vítimas, e as pessoas viviam à própria sorte. “Com o programa Viva Nova Nas Grotas, criamos um sistema de acesso às grotas, de ordenamento de águas, de proteção de barreiras e de encostas”, recorda, citando o investimento de R$ 142 milhões nessa política pública na capital.
Renan reforça que o programa é inovador e obteve reconhecimento internacional, com premiações e a parceria com o ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. “O programa Vida Nova Nas Grotas é muito bem-sucedido do ponto de vista da mobilidade urbana, para quem mora na grota e precisa sair para trabalhar todo dia, mas também é bem-sucedido do ponto de vista de prevenção de desastre”, concluiu.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Neve misteriosa
Final de O Eternauta explicado: o que aconteceu com Juan?