Política
Desembargador Tutmés Airan assina carta em defesa da democracia e comenta sobre o documento
Para assinar de forma virtual o documento, é necessário preencher o nome completo, colocar o número do CPF, o e-mail e dizer qual é a ocupação
Um documento importante para a democracia brasileira está disponível para assinaturas. Trata-se da 'Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito'. Até o momento da publicação desta reportagem, a carta já recebeu 506.729 adesões. Para assinar de forma virtual o documento, é necessário preencher o nome completo, colocar o número do CPF, o e-mail e dizer qual é a sua ocupação. Em Alagoas, o desembargador do Tribunal de Justiça Tutmés Airan assinou o documento e comentou com a reportagem da Tribuna sobre a importância da carta.
"Esse documento é de uma importância histórica muito grande, porque o que está em jogo é o ideal democrático. E o ideal democrático tem regras básicas de convivência política e envolve, sobretudo, de como é que você pode e deve discordar. Essa é a questão fundamental", afirmou o desembargador à reportagem da Tribuna.
Tutmés Airan também comentou sobre o atual Governo Federal brasileiro, dizendo que "o que o presidente e seus aliados mais chegados propõem é, exatamente, o contrário da regra básica de discordar".
"Você pode discordar fundamentalmente, manifestando a sua vontade, através do processo eleitoral. Dizendo sim ou não a determinados projetos. À medida que ele põe em xeque a lisura deste procedimento, ele, na verdade, coloca a democracia em perigo, porque ele estimula o nível de divergência por canais que não são razoáveis. Pelo canal, por exemplo, da violência e pela intolerância a comportamentos que não lhe são agradáveis. Enfim, é a construção do arquétipo do inimigo. A ideia é construir sempre um inimigo para mobilizar sua base e ter sempre um inimigo a combater", disse Airan.
Texto no site
Na página da internet que abriga a carta, há um texto em defesa do Estado Democrático de Direito. Um dos trechos diz: "No Brasil atual, não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições. Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona". Para assinar a carta, é só acessar o link abaixo:
Mais lidas
-
1Reality Rural
Quem vai sair de A Fazenda 16: parcial indica eliminado na 2ª Roça
-
2Nota
SMS esclarece rumores sobre surto de meningite em supermercado no Trapiche
-
3Pagamento até outubro
Lista dos funcionários da educação nos precatórios do Fundef deve sair na próxima semana
-
4Lembra dele?
Por onde anda Wentworth Miller, protagonista de Prison Break?
-
5True Crime
A Vítima Invisível: Onde está o ex-goleiro Bruno hoje em dia?