Política

Eleição para o Quinto Constitucional será nesta sexta-feira

São 22 advogados inscritos que concorrem à vaga numa lista sêxtupla da OAB-AL e que posteriormente será nomeado desembargador

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 07/07/2022 06h43 - Atualizado em 07/07/2022 09h36
Eleição para o Quinto Constitucional será nesta sexta-feira
Próximo integrante do Pleno do Tribunal de Justiça na vaga de desembargador sairá da lista sêxtupla da OAB em Alagoas - Foto: Assessoria

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) realiza nesta sexta-feira (8) as eleições para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). A votação acontecerá em Maceió e nas subseções do interior do estado, no período de 8h às 17h.

A priori disputavam a eleição 23 advogados, entre eles apenas quatro mulheres. Uma delas desistiu e agora 22 advogados tentam uma das seis vagas para integrar a relação oficial que será encaminhada para análise e votação do TJAL.

Um dos candidatos, o advogado Alberto Maya, afirmou que está otimista. “Procurei levar toda a minha experiência que tive ao longo de tantos anos na advocacia, levantando pautas pertinentes e compromissos que quero honrar”, destacou.

Para a advogada Maria do Carmo, a categoria vivencia uma oportunidade excepcional para tratar sobre a representatividade da advocacia feminina no TJAL.

“O TJAL possui apenas uma desembargadora em atividade, vinda da magistratura e que já está próxima de se aposentar. Importante frisar que o Tribunal de Justiça de Alagoas possui uma das mais baixas taxas de representatividade feminina entre os tribunais do Brasil. Tal informação nos faz refletir sobre a importância feminina nos espaços de poder e não deve se restringir ao TJAL, sendo certo que esse é o debate atual, necessário e de interesse da advocacia alagoana”, opinou.

Para o advogado Roberto Mendes a expectativa de estar entre os seis mais votados pelas advogadas e pelos advogados é a melhor possível. “Diante do trabalho que foi realizado, da conversa diária nos últimos meses com toda a advocacia, mostrando minha experiência profissional e as propostas que posso, juntamente com os demais integrantes do Poder Judiciário, implementar, em prol de melhorias na prestação de serviço, que tragam um benefício imediato para a categoria e para o jurisdicionado”, justificou.

APTOS E LOCAIS DE VOTAÇÃO

Estão aptos a votar nesta eleição os advogados e advogadas que estavam inscritos e adimplentes com a Ordem até o dia 13 de abril de 2022. Cada votante poderá escolher até seis nomes entre os 22 inscritos no processo eleitoral.

Na capital o pleito será realizado no Centro Universitário Unit. Serão disponibilizadas 30 seções de votação, distribuídas conforme número de inscrição na Ordem, além de uma seção especial, para casos específicos e inesperados que requeiram análise posterior por parte da Comissão Especial do Quinto Constitucional.

No interior, onde há maior descentralização, as salas de votação serão disponibilizadas nas subseções, com exceção de São Miguel dos Campos, onde a votação acontecerá no Centro Empresarial Shopping Cinema (sala 03). Haverá votação em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Porto Calvo.