Política

'Falar em superação dos problemas é humilhar 55 mil maceioenses atingidos pela Braskem', diz Francisco Sales

Vereador protocolou moção de repúdio na Câmara de Maceió contra fala de presidente da Fiea

Por Assessoria 27/05/2022 16h10
'Falar em superação dos problemas é humilhar 55 mil maceioenses atingidos pela Braskem', diz Francisco Sales
Vereador Francisco Sales - Foto: Assessoria

O vereador Francisco Sales protocolou na Câmara Municipal de Maceió uma moção de repúdio contra a fala do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiea), José Carlos Lyra, que defendeu a "superação dos problemas” causados pela Braskem, sem que todos os moradores sejam indenizados.

“Temos várias formas de defender a economia do Estado, fortalecer o incentivo de novos investimentos, mas falar em superação dos problemas é humilhar 55 mil maceioenses atingidos pela Braskem. O afundamento do solo é considerado pelo Observatório da Mineração o maior desastre geológico em área urbana em andamento do mundo e há mais de três anos essas famílias sofrem para retomar suas vidas”, afirmou Francisco Sales.

A fala de José Carlos Lyra foi dada durante a apresentação do plano de mobilidade da Braskem aos empresários alagoanos, onde prevê o investimento de recuperação das vias. “É muito importante que nós, empresários, saibamos o que está acontecendo e o que vai acontecer. Mas é fundamental também ressaltar que a Braskem se responsabilizou por todos os danos, mesmo quando não diziam respeito a ela. Sigamos, apostando na superação de todos os problemas e na retomada de nossa economia”, disse José Carlos Lyra, em reunião com os empresários.

Sem nenhuma novidade, a Braskem mostrou para os empresários que fará intervenções na área afetada pela exploração de sal-gema e em outros pontos da cidades, como a Via Expressa, o que deve gerar um investimento de R$ 400 milhões na capital alagoana.

“Tudo que foi apresentado aos empresários não existe nenhuma novidade. O dano que a Braskem causou a Maceió e a toda sociedade é incalculável. Não será a reparação das vias que irá esconder essa tragédia. A que preço custa a vida dessas pessoas que foram atingidas? A Braskem provocou um dano moral, ambiental e de saúde, pois muitos maceioenses estão doentes por terem tido suas vidas destruídas”, completou Francisco Sales.

Francisco Sales vem defendendo que a empresa pague todas as indenizações de forma justa aos moradores, além de reconhecer as famílias que residem nas áreas dentro do ilhamento social, dando a oportunidade delas escolherem se querem permanecer nessas áreas ou não.