Política

Deputado estadual Inácio Loiola é eleito sócio efetivo do IHGAL

Parlamentar irá ocupar a cadeira 24 e, substituição ao consócio João Ribeiro Lemos

Por Assessoria 28/04/2022 15h09 - Atualizado em 28/04/2022 15h31
Deputado estadual Inácio Loiola é eleito sócio efetivo do IHGAL
Deputado Inácio Loiola - Foto: Assessoria

O deputado estadual Inácio Loiola é o mais novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Eleito na quarta-feira, 27, pela Assembleia Geral dos Sócios, o parlamentar, graduado em Agronomia, Direito e História, irá ocupar a cadeira n. 24, que tem como Patrono Orlando Valeriano de Araújo, em substituição ao consócio João Ribeiro Lemos, transferido para o quadro de sócio honorário em 04 de outubro último.

A eleição do deputado estadual Inácio Loiola como sócio do IHGAL resulta das ações e do zelo a favor da preservação e promoção da história e da arte do município de Piranhas, e, sobretudo, dos ricos elementos históricos e culturais do Estado de Alagoas e do Nordeste sob a condição de cidadão e de homem público.

Inácio Loiola tem inúmeras vezes usado a tribuna da Casa Tavares Bastos para defender e dar publicidade aos fatos que contribuem para enriquecer e construir a história do território e do povo alagoano e nordestino conforme está registrado nos anais da Assembleia Legislativa.

A paixão do parlamentar pelos acontecimentos memoráveis ocorridos no Estado de Alagoas e ainda pela sociologia e as causas ambientais não é de agora. Vem do tempo da juventude quando ainda residia em Piranhas e cursava ginásio em Pão de Açúcar, onde começou a demonstrar interesse pela defesa do rio São Francisco e pelos estudos sociológicos e históricos do Nordeste.

Esse sentimento carregou-o por toda vida e enxergou-o como oportunidade de levar ao conhecimento da sociedade ao entrar na vida pública. Como prefeito do município de Piranhas incentivou e preservou o sítio histórico e paisagístico que resultou no tombamento do Centro Histórico de Piranhas e da Vila de Entremontes, e, por conseguinte, como Patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional, em 13 de dezembro de 2003, reconhecido pelo Iphan.

Como deputado estadual, apresentou e defendeu projetos voltados à preservação e valorização da arte, da história e da cultura ao mesmo tempo que escreveu vários artigos publicados nos semanários e diários do Estado de Alagoas. Continua ainda realizando estudos e pesquisas sobre a Sociologia do Nordeste.

O parlamentar eleito sócio efetivo do IHGAL deseja ainda mais colaborar com os meios possíveis e legítimos para o reconhecimento e a valorização da História e da Arte do Estado de Alagoas e da Região do Nordeste.