Política

Favorito, Paulo Dantas registra candidatura, assim como o principal opositor, Davi Maia

Eleição indireta para governador e vice será realizada pela Assembleia Legislativa no dia 2 de maio

Por Redação 19/04/2022 12h46 - Atualizado em 19/04/2022 17h42
Favorito, Paulo Dantas registra candidatura, assim como o principal opositor, Davi Maia
Cercado por parlamentares, prefeitos e lideranças partidárias, Paulo Dantas registra sua candidatura a governador - Foto: Edilson Omena

A manhã desta terça-feira (19) foi de agitação política na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) com os registros de candidaturas a governador-tampão dos deputados estaduais Paulo Dantas (MDB), o favorito a vencer o pleito indireto, e de Davi Maia (União Brasil), o principal opositor ao Governo do Estado.

O registro de candidatura do emedebista foi marcado por forte presença política, seja de prefeitos do interior de Alagoas, de lideranças partidárias e de seus colegas parlamentares. Em entrevista coletiva, Paulo Dantas reforçou o tom de continuidade à gestão de Renan Filho (MDB), que deixou o cargo para concorrer ao Senado nas eleições de 2 de outubro.

“A população pode esperar muito trabalho, dedicação e comprometimento, caso eu seja eleito governador. Alagoas conseguiu avançar bastante nestes últimos 7 anos e nosso compromisso é que nada pare”, ressalta. “Sempre fiz política com transparência, diálogo, respeito à opinião de todos, paciência e sempre me cercando de pessoas técnicas, qualificadas, que tenham condição de contribuir com bons projetos”, completa Paulo Dantas.

A eleição indireta para governador e vice-tampão será realizada no próximo dia 2 de maio e apenas os deputados estaduais podem votar, apesar de qualquer cidadão com mais de 30 anos de idade e que esteja em conformidade com a legislação eleitoral, poder disputar o pleito. Somente o MDB tem 15 dos 27 deputados estaduais e somente 14 são necessários para eleger o próximo governador e vice-governador de Alagoas, cujo mandato encerra em dezembro deste ano.

Questionado se já se considera governador de Alagoas, Paulo Dantas se afasta do “já ganhou”.

“Ninguém tem voto garantido. Eu tenho que convencer os eleitores de maneira clara, passar para todos os projetos de desenvolvimento para Alagoas. O nosso projeto é fazer com que Alagoas continue melhorando a vida do cidadão porque ele é viável, republicano e atende aos interesses do alagoano”, afirma o parlamentar emedebista.

Já o senador Renan Calheiros, presidente do MDB em Alagoas, também enfatiza o caráter de continuidade da gestão Renan Filho da candidatura de Paulo Dantas, além de ressaltar a capacidade política do parlamentar.

Senador Renan Calheiros (Foto: Edilson Omena)

“É um momento importante para o MDB e para a democracia. O MDB tem no deputado Paulo Dantas um quadro muito importante e uma liderança indiscutível na Assembleia Legislativa e, portanto, uma vez eleito, o que acreditamos que acontecerá, terá condições plenas para tocar o estado, alavancar o desenvolvimento, gerar renda, emprego e melhorar a vida das pessoas”, comenta. “Nosso projeto tem de continuar. Alagoas foi um dos estados que mais avançou no atual momento nacional e a eleição de Paulo Dantas é a garantia de que isso vai, efetivamente, acontecer”, completa o senador Renan Calheiros.

OPOSIÇÃO

Pelo lado oposicionista, registrou sua candidatura a governador-tampão o deputado Davi Maia que esteve ao lado do vereador de Maceió, Siderlane Mendonça (PSB), que vai disputar o cargo de vice-governador.

Davi Maia e Siderlane Mendonça (Foto: Edilson Omena)

“Essa candidatura é um contraponto. O alagoano precisa responder se alguma coisa mudou em relação à vida dele. São sete anos de desemprego, sem geração de emprego e renda, sem expectativa nenhuma na vida do alagoano. A candidatura do outro lado representa a continuidade disso. Portanto, minha candidatura é um contraponto e um questionamento obrigatório que esta Casa tem que fazer, mas, pelo que temos visto, não querem fazer”, afirma o parlamentar oposicionista.

Ao responder o motivo de Siderlane ser o candidato a vice-governador-tampão ligado a sua candidatura, Davi Maia enaltece os anos de parceria entre eles.

“Siderlane tem uma parceria comigo de 12 anos, antes de eu ou ele ter um mandato. Siderlane representa a periferia de Maceió. É um negro que tem voz, tem poder e mandato. Então, ninguém melhor que ele para ser meu ‘companheiro de chapa’”, diz Davi Maia.

OUTROS NOMES

Outros nomes também já registraram candidatura a governador-tampão: o deputado estadual Cabo Bebeto (PL), também oposição ao Governo do Estado, e o bombeiro militar Luciano Valdomiro.