Política

Lei da deputada Cibele Moura assegura distribuição de kits de higiene menstrual em Alagoas

Parlamentar acompanhou nesta segunda-feira entrega de produtos a estudantes da rede estadual

Por Assessoria 12/04/2022 10h34
Lei da deputada Cibele Moura assegura distribuição de kits de higiene menstrual em Alagoas
Parlamentar acompanhou nesta segunda-feira entrega de produtos a estudantes da rede estadual - Foto: Assessoria

A deputada estadual Cibele Moura participou, nesta segunda-feira (11), da entrega de kits de higiene íntima do programa Meu Ciclo na Escola para estudantes da rede pública estadual. A medida do governo do Estado foi iniciada a partir da Lei Liberdade para Menstruar, de autoria da parlamentar, que também vem sendo adotada por prefeituras de Alagoas. Durante o evento, no Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa), cerca de 500 alunas receberam os kits. Cibele destacou a importância da ação.

“A gente trabalha para ver na prática as pautas que idealizamos e lutamos. E hoje foi um dos dias mais emocionantes nesses mais de três anos de mandato. É para a menina alagoana que me conhece, mas principalmente a alagoana que não me conhece, aquela menina que precisa de absorvente porque não tem dinheiro para comprar, que abre a geladeira e infelizmente não tem a feira, que olha para sua mãe e seu pai e que estão desempregados, é por essa menina que eu trabalho todos os dias. É essa realidade que a gente trabalha para mudar”, afirmou Cibele.

O secretário de Estado da Educação, José Márcio de Oliveira, falou sobre a importância do programa Meu Ciclo na Escola, cujo objetivo é combater a pobreza menstrual e a evasão escolar, assegurando às alunas a possibilidade de ir à escola no período menstrual. “A distribuição dos kits de higiene menstrual é uma ação essencial no combate à evasão escolar”, disse.

Segundo o governo, os kits serão distribuídos pela direção da escola a cada dois meses. Cada kit contém absorventes, sabonetes íntimos e lenços umedecidos. As beneficiadas são meninas em situação de vulnerabilidade social e econômica com idade entre 13 e 18 anos.

O ex-secretário estadual de Educação, Rafael Brito, lembrou que a distribuição dos kits é resultado da lei da deputada Cibele. “A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa e criada pela deputada Cibele Moura, beneficiando milhares de estudantes”, disse.

A lei de autoria da deputada Cibele, institui a política pública Liberdade para Menstruar e também baixa imposto sobre absorventes, além de permitir que o governo do Estado possa entregar o produto às mulheres e meninas carentes, incluindo como item da cesta básica. Pesquisa da empresa Always mostra que 1 em 4 mulheres já deixaram de frequentar a aula por não poderem comprar absorventes, o que afeta os estudos e o aprendizado.