Política

Audiência pública debaterá o genocídio da população negra em Maceió

Audiência será na próxima segunda-feira (28), às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Maceió

Por Assessoria 24/03/2022 17h40
Audiência pública debaterá o genocídio da população negra em Maceió
Vereadora reforça que há uma reparação necessária ao movimento negro, diante das lutas raciais - Foto: Assessoria

Proposta pela vereadora Teca Nelma, em conjunto com os movimentos da população negra, a Câmara Municipal de Maceió promoverá uma audiência pública para debater o genocídio da população negra. “Vivemos em um estado onde os negros têm 42 vezes mais chances de serem assassinados, se comparado com não negros. E onde 86% das mortes após intervenções policiais são de pessoas negras. Precisamos debater essa situação”, disse Teca Nelma.

A audiência será na próxima segunda-feira (28), às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Maceió. A vereadora reforça que há uma reparação necessária ao movimento negro, diante das lutas raciais. “Meu papel, como aliada, é o de reconhecer as estruturas racistas e não normalizar uma sociedade e uma política que continua criando obstáculos para ascensão da população negra. Nessa luta antirracista, o movimento negro pode contar com meu apoio legislativo e social! ”, completou Teca.

O Instituto do Negro de Alagoas, que estará presente na audiência, diz que a discussão é fundamental para políticas públicas conectadas com a real demanda da população negra. “Estar vivo é uma das principais urgências do povo preto, sobretudo da juventude. Infelizmente, tanto no âmbito estadual quanto no municipal, são inexistentes ações que promovam garantias de qualidade de vida e de acessos à comunidade negra. Precisamos ocupar os espaços legislativos para exigir mudanças”, defendeu Geysson Santos, integrante do Instituto.

Foram convidados para participar da audiência desde autoridades públicas, como a Secretaria Municipal de Juventude e a Secretaria Estadual de Segurança Pública; até movimentos sociais, como o Movimento Jovem por Políticas Públicas, o Movimento Negro Unificado, entre outros. Também haverá representantes da OAB/AL, da ONG Visão Mundial e de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.