Política

Avança Grêmio: Governo lança programa para fortalecer o protagonismo estudantil

Projeto irá direcionar recursos do Tesouro Estadual e Fundep às organizações estudantis do estado para o fomento de projetos nas escolas da rede estadual

Por Ascom Alagoas 19/03/2022 09h40
Avança Grêmio: Governo lança programa para fortalecer o protagonismo estudantil
Programa Avança Grêmio foi lançado neste sábado (19) - Foto: Jonathan Lins

O Governador Renan Filho e o Secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, lançam, neste sábado (19), uma nova iniciativa para fortalecer o protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual: o Avança Grêmio. O projeto visa subsidiar ações estudantis pedagógicas de combate à discriminação e incentivo à diversidade no ambiente escolar. Essa será mais uma forma de incentivar a criatividade e a mobilização dos jovens, assim como promover o protagonismo dos estudantes dentro das escolas.

O lançamento acontece às 9h no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Centro de Convenções - localizado no bairro Jaraguá, em Maceió. Além da apresentação do novo programa, a solenidade contará com apresentações culturais, palestra com convidados especiais e um momento de bate-papo conduzido pelo Secretário da Educação, Rafael Brito, com jovens líderes e representantes de grêmios de escolas de cada uma das treze Gerências Regionais de ensino (Gere). Também participam do evento, gestores escolares, gerentes regionais e estudantes de diversas escolas do estado.

Sobre o programa


Por meio do Avança Grêmio, serão repassados recursos às escolas estaduais para a realização de projetos pedagógicas, desenvolvidos pelos estudantes, que sejam voltados para o bem coletivo e diretamente relacionados a temas como Busca Ativa, Recuperação de Aprendizagem, diversidade, cultura e demais mobilizações em prol de uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos.

Segundo as diretrizes do programa, publicadas no Diário Oficial de Alagoas (DOU) no dia 08 de março, o valor da verba destinada às escolas será calculado de acordo com o quantitativo de alunos, sendo R$ 12 mil para as unidades de ensino com até 500 estudantes, e R$ 16.500 para escolas com mais de 500 alunos matriculados. Os recursos para o fomento do programa serão oriundos do Tesouro Estadual e Fundo de Manutenção e/ou Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Serviço:


Lançamento do Programa Avança Grêmio

Data: 19/03

Hora: 09h

Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti, s/n - Jaraguá, Maceió).