Saúde

Renan Filho anuncia o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais externos

A infectologista Sarah Dominique explicou para a Tribuna que a pandemia tem demonstrado queda dos casos registrados da doença, mas o país ainda não saiu do patamar de pandemia para endemia

Por Thayanne Magalhães 14/03/2022 10h45 - Atualizado em 14/03/2022 14h40
Renan Filho anuncia o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais externos
Uso de máscaras em Alagoas é obrigatório por força de lei de origem governamental e que foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado - Foto: Edilson Omena

O governador Renan Filho informou por meio das suas redes sociais que irá anunciar amanhã (15), durante coletiva de imprensa, às 12h, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos em Alagoas.

No Twitter, Renan destacou que, junto ao anúncio, irá apresentar os resultados do combate à pandemia. Ele também disse que o estado possui uma das três menores taxas de mortalidade do país.

Na última segunda-feira (7), durante a Convenção Partidária do MDB, o governador já havia adiantado sobre a possível retirada das máscaras. Renan disse que “a pandemia teve uma nova onda, mas que as vacinas estão salvando muitas vidas”.

Na última sexta-feira (11) a infectologista Sarah Dominique explicou para a Tribuna Independente que a pandemia tem demonstrado queda dos casos registrados da doença, mas o país ainda não saiu do patamar de pandemia para endemia. “Avalio como decisão de alto risco suspender o uso de máscara. A vacina reduz a transmissão, e considerando que a cobertura vacinal está inadequada já há possibilidade de uma nova onda de casos”, afirma.

A infectologista ressalta que ainda não existem indicadores que mostrem uma segurança na tomada dessa decisão. “A gente cria expectativa junto ao cansaço. Toda a sociedade está cansada do uso de máscaras, não se fala mais em medidas restritivas, mas a pandemia segue com riscos de termos outras ondas, não sabemos quantas, uma vez que a humanidade tem que observar a capacidade de acúmulo de mutações do vírus”, continua.

Sarah lembra que no final de 2020 os Estados Unidos acabaram com a obrigatoriedade da máscara e logo em 2021 veio uma nova onda da variante delta. “A gente sabe que há um movimento de pressão pela própria sociedade e algumas entidades, mas temos que lembrar o tempo todo que estamos vivendo uma pandemia”, concluiu.

É LEI

Em abril do ano passado, o uso de máscara de proteção pela população de Alagoas se tornou obrigatório em todo o território do estado. O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de 19 de abril de 2021 a decisão em que sanciona a Lei Nº 8.407, de 16 de abril de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE) e torna obrigatório o uso do equipamento de proteção enquanto durar a pandemia.

Conforme cita o documento, a decisão se aplica para a utilização de máscara em espaço público enquanto estiver em vigor a Situação de Emergência prevista pelo Decreto Estadual nº 69.541, já entrando em vigor a partir da publicação.

Segundo o decreto governamental, é obrigatório o uso de máscaras em vias públicas; parques, praças e praias; pontos de ônibus, terminais de transporte coletivo, rodoviárias, portos e aeroportos; veículos de transporte coletivo, de táxi e transporte por aplicativos; repartições públicas; estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços e quaisquer estabelecimentos congêneres; e outros locais em que possa haver aglomeração de pessoas.