Política
ALE retorna com desafio de escolher o “tampão”
Deputados voltam às atividades nesta terça-feira (15) e várias pautas terão prioridade

Deputados estaduais retornam nesta terça-feira (15) às atividades na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e já se preparam para tocar uma série de pautas que consideram prioridade para o semestre. Entre elas, as articulações para escolha do governador-tampão e as eleições deste ano, já que a maioria dos parlamentares são candidatos à reeleição.
Na última semana, mais um indicativo de que o governador Renan Filho (MDB), pretende renunciar o cargo e concorrer ao Senado foi dado pelo deputado estadual, Paulo Dantas (MDB). Dantas é o principal cotado para ser o escolhido pela ALE para exercer o mandato de em caso de renúncia de Renan Filho.
“O futuro de Alagoas começa em abril e poderemos ter Renan Filho encarando o desafio do Senado. A discussão será conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (União Brasil) e nós temos muitos bons deputados e deputadas, homens e mulheres com perfil de liderar um processo tão importante que é assumir o Governo de Alagoas”, afirmou o deputado Paulo Dantas.
À Tribuna, o deputado Paulo Dantas ressaltou que outros temas estão na pauta da Assembleia Legislativa. O parlamentar citou o reajuste para os servidores, um tema que vem sendo tratado também pelo governador Renan Filho e sua equipe econômica.
“Alagoas precisa garantir que as políticas públicas não retrocedam e que alcance principalmente àquelas pessoas que estão em vulnerabilidade social hoje. Temos já de início que analisar o aumento dos salários dos servidores públicos. Sabemos da importância de se reajustar os salários, após um ano de inflação tão alta. Receberemos os estudos de impacto financeiro feitos pela equipe econômica do Executivo e analisaremos tudo com muita responsabilidade para mantermos o Estado equilibrado na área fiscal e valorizando o servidor público, que é quem conduz as ações de melhorias de nossa Alagoas. Outras pautas que tragam geração de emprego e renda e as que cuidem da saúde devem ser prioritárias também este ano”, disse o parlamentar.
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Silvio Camelo (PV), ressalta que o calendário eleitoral promove algumas alterações no Poder Legislativo, mas é uma situação normal. “Estamos em um ano eleitoral e as articulações estão em pleno andamento. É natural, mas os trabalhos legislativos não sofrerão nenhum problema de continuidade. Quanto o caminho que cada deputado irá seguir, só com o tempo poderemos saber”, complementa o deputado, que também apoia o nome de Paulo Dantas para ser o escolhido governador-tampão.
Integrante da Mesa Diretora na ALE, o deputado Bruno Toledo (Pros), não enxerga mudança considerável na dinâmica da atividade legislativa, porém haverá uma concentração considerada como natural no parlamento em relação ao período eleitoral.
“A agenda de trabalho continuará sendo construída coletivamente, como sempre deve ser o funcionamento de um poder democrático e colegiado como o Legislativo. No segundo semestre, haverá a concentração natural das atenções para o processo eleitoral. Nesse caso, o próprio Regimento Interno estabelece dispositivos que regulamentam o funcionamento do Parlamento, para não haver descontinuidade do exame das matérias de interesse do Estado e da coletividade”.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela