Política

Arapiraca: Sérgio do Sindicato cobra do presidente da Câmara votação do rateio do Fundeb

Expectativa é de que projeto seja colocado em pauta nesta semana

Por Davi Salsa Foto: Arquivo Câmara 18/01/2022 15h57
Arapiraca: Sérgio do Sindicato cobra do presidente da Câmara votação do rateio do Fundeb
Reprodução - Foto: Assessoria

O vereador Sérgio do Sindicato (PSDB), em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Arapiraca, juntamente com o vereador Edvânio do Cangandu (Avante) voltaram a cobrar, nesta terça-feira (18), ao presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Thiago ML (PROS), a votação do projeto de lei que autoriza o pagamento das sobras Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Há duas semanas esperamos que o projeto seja colocado em pauta para votação, mas até agora não foi apresentado pela mesa diretora”, relata o vereador.

O dinheiro das sobras do Fundeb será destinado exclusivamente para os profissionais que estejam atuando na rede municipal de ensino.

Além de incrementar renda para os trabalhadores e trabalhadoras da Educação, os recursos também vão aquecer a economia local, sobretudo neste momento em que as vendas dos pequenos negócios ainda estão sendo afetadas devido à pandemia da Covid-19.

Ainda de acordo com o vereador Sérgio do Sindicato, a nova legislação que rege os recursos do Fundeb 70, de acordo com o projeto de lei, encaminhado pela gestão municipal, os cálculos foram feitos conforme as peculiaridades de cada servidor, bem como a proporção de tempo de carreira e função que ocupam.

Orçamento de 2022

No dia 31 de dezembro do ano passado, o prefeito Luciano Barbosa enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei para o rateio dos recursos aos profissionais da Educação.

Desde então, a presidência da Câmara de Arapiraca vem solicitando informações adicionais sobre o projeto, que tem como base o exercício financeiro de 2021.

Segundo apurou a reportagem da Tribuna, a gestão pretendia efetuar o pagamento ainda na primeira semana de janeiro, mas por conta da nova solicitação da Câmara de Vereadores a tramitação do projeto sofreu uma interrupção.

A expectativa, segundo Sérgio do Sindicato, é de que, na sessão desta terça-feira (18), 13 vereadores aguardam que o presidente da Câmara, Thiago ML, coloque em pauta e seja votado e aprovado o projeto para o imediato pagamento aos profissionais da rede municipal de ensino, bem como a aprovação do orçamento público para o exercício de 2022.