Política
Arapiraca deve ter 400 candidatos a vereador este ano
Previsão para a eleição em 2020 é quase o dobro de postulantes em relação ao pleito de 2016, que registrou 208 concorrentes
A eleição deste ano, para as 19 vagas em disputa na Câmara Municipal de Arapiraca, deve ter o dobro de candidatos em relação ao pleito ocorrido em 2016. Há quatro anos, quatro candidatos disputaram a eleição majoritária e 208 concorrentes para as 17 vagas no Poder Legislativo da Capital do Agreste, que tinha um contingente de 135.988 eleitores.
No pleito deste ano, segundo os dados mais recentes da Justiça Eleitoral, o município de Arapiraca tem 143.228 eleitores, sendo 90.899 cadastrados na 22ª Zona Eleitoral e 52.329 na 55ª Zona Eleitoral.
O desgaste político dos vereadores com mandato e o aumento de mais duas cadeiras na Câmara Municipal de Arapiraca impulsionam a disputa, de acordo com o presidente do diretório municipal do Partido Social Cristão (PSC), o líder comunitário Carlos André Cavalcanti Ferreira, o Poeta.
Para ele, o número de candidatos a vereador deve ultrapassar a média das duas últimas eleições no município. A previsão do dirigente tem como base o registro de filiações partidárias no cartório eleitoral no fim do prazo dado pela Justiça Eleitoral, neste mês de abril.
Carlos André, o Poeta, acredita que a eleição deste ano deve ter cerca de 400 candidatos na disputa pelas 19 vagas na Câmara de Vereadores de Arapiraca.
Na avaliação dele, 19 partidos políticos devem lançar pré-candidaturas para o Poder Legislativo. Além de do PSC, os nomes também sairão do MDB, PSDB, PP, Pros,
PSL, Solidariedade, Cidadania, Patriotas, PMN, PSOL, PT, Avante, Democracia Cristã, (DC), PV, Democratas, PC do B, PTC e Republicanos.
MAJORITÁRIA
No campo majoritário, com a baixa aceitação popular e o desgaste da gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), agravada com uma série de obras paralisadas e denúncias de atos de improbidade administrativa, o número de pré-candidatos também cresce a cada dia.
Na eleição em 2016 foram quatro candidatos que disputaram o pleito. Mas este ano, até o momento, 12 nomes estão sendo cogitados para o embate político nas urnas.
No grupo de situação, a hipótese mais provável é a tentativa de reeleição de Teófilo. O MDB, que é o principal grupo de oposição, deve decidir entre dois importantes personagens: o vice-governador Luciano Barbosa ou deputado estadual Ricardo Nezinho.
Recém-filiado ao PDT, o ex-deputado estadual Cicero Valentim está no páreo. A vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) também almeja a prefeitura, depois do rompimento com o prefeito Rogério Teófilo. Ela é esposa do deputado federal Severino Pessoa.
O presidente licenciado da OAB de Arapiraca, advogado Hector Martins, também vai para a disputa pelo Cidadania.
Outro advogado, Cláudio Canuto, é o nome indicado pelo Patriotas em Arapiraca. A vereadora Gilvânia Barros saiu do MDB e filiou-se ao Solidariedade e deve entrar na disputa ou ser o plano B de Teófilo na sucessão municipal juntamente com o nome do deputado estadual Tarcizo Freire (PP).
Já a esquerda pretende ocupar um lugar de destaque no pleito de outubro. Pelo menos é o que promete o PT, com o suplente de vereador Manoel Eusébio, o PCdoB com o professor Saulo Oliveira e o PSOL com Lindomar Ferreira.
O décimo segundo nome na lista é do líder comunitário Odilon Tenório (PMN).
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Copa Alagoas
Com patrocínio do Instituto Idesne, jogador Walter assina com o Guarany Alagoano por 3 meses
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Rio de Janeiro
"Surubão de Búzios"; 15 homens são flagrados fazendo sexo e vídeo é compartilhado na internet