Deputados organizam destinos de emendas
Orçamento impositivo garante aos parlamentares liberação dos recursos pelo governo

Orçamento impositivo garante aos parlamentares liberação dos recursos pelo governo
Notícias relacionadas
Os deputados estaduais estão finalizando as suas destinações das emendas impositivas para votar a Lei Orçamentária Anual de 2020. O que não deve passar do dia 15 de dezembro, prazo regimental para apreciação do orçamento.
O presidente da Comissão de Orçamento, Finanças, Planejamento e Economia,da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), deputado Inácio Loiola (PDT) acredita que a Casa vote a LOA 2020 até o prazo regimental. “Até o dia 15 senão não entramos em recesso”.
A Comissão terá uma última reunião nesta terça-feira (19) para logo depois enviar orçamento para ser votado no plenário, o que deve ocorrer já no final deste mês.
Em relação às emendas impositivas, cada deputado terá direito ao valor de R$ 2.949.250,53 – metade deve ser destinado para saúde e a outra metade para as demais áreas por escolha livre de cada parlamentar – o que corresponde a 1% do valor da receita corrente líquida dividido pelos 27 deputados, nos termos da Constituição do Estado de Alagoas.
De acordo com o deputado Davi Maia (DEM), as entidades que receberão as emendas impositivas do seu gabinete estão mandando a documentação necessária e esse processo está sendo finalizado. As emendas respeitam às bandeiras de atuação do mandato dele, como por exemplo, o Centro Pesqueiro de Maceió.
“Coloquei uma emenda para triagem e beneficiamento do tratamento de resíduos, porque ali mexe com escama de peixe, resto de camarão, como esse material tem um valor nutricional muito grande, ele pode ser reaproveitado”.
O governo terá até outubro do ano que vem para executar as emendas impositivas, caso contrário o governador Renan Filho estaria cometendo um ato de improbidade administrativa, segundo informou Davi Maia. “Como é PEC o governo não tem poder de veto. Acho que eles irão pagar, até porque não têm muita saída”.
O deputado Francisco Tenório (PMN) explicou como se dará a destinação das emendas e disse que irá destinar a sua parte tanto para a saúde como para a infraestrutura.
“50% desse recurso deverá ser investido em ações de saúde, que podem ser destinados aos municípios ou a instituições de saúde. Os outros 50% é de livre indicação do deputado em diversos setores”.
Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa