Política

Deputados querem convidar secretário para discutir ideologia de gênero

Parlamentares esperam que Luciano Barbosa explique projeto de professor

Por Carlos Victor Costa com Tribuna Independente 27/09/2017 09h36
Deputados querem convidar secretário para discutir ideologia de gênero
Reprodução - Foto: Assessoria

Protocolado na semana passada, o requerimento do deputado Bruno Toledo (Pros) convocando o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, além da diretora Elma Maria Lopes do Nascimento e o professor da Escola Lucilo José Ribeiro, responsável pela realização de um projeto sobre ideologia de gênero, Daniel Macedo, para participar de uma audiência pública com o intuito de debater a atividade realizada na instituição escolar e o Plano Estadual de Educação (PEE), foi lido na sessão de ontem (26), mas sua apreciação no plenário acabou sendo adiada após pedido do deputado Antonio Albuquerque (PTB).

Antes do adiamento, a confusão teve início após o líder do governo, Ronaldo Medeiros (PMDB), questionar ao presidente da Casa, Luiz Dantas (PMDB) do que se tratava o requerimento posto a apreciação.

A explicação veio de Toledo, responsável pela solicitação. Ele disse que a convocação é para discutir o descumprimento do PEE de uma forma geral, solicitando a convocação do professor que foi quem executou a atividade. A diretora por ter concordado.

A convocação do secretário se  deu, segundo Toledo, pelo fato de que Medeiros tinha dito no plenário que a secretaria tinha conhecimento da situação e tinha autorizado a discussão.

Ricardo Nezinho (PMDB) então solicitou que a convocação do secretário de Educação fosse substituída por um convite e pediu que Toledo desconsiderasse a fala “infeliz” de Medeiros (PMDB) quando afirmou, durante a discussão na ALE na semana passada, que Luciano Barbosa tinha conhecimento da atividade que gerou toda a polêmica. O deputado Francisco Tenório (PTN), que preside a Comissão de Educação na Casa, seguiu a linha de Nezinho e fez a mesma sugestão para Toledo.