Política
“MPE garantiu milhões aos cofres públicos”
Afirmação é de Alfredo Gaspar de Mendonça ao ressaltar atuação da instituição que comanda; ele também relata dificuldades
O Ministério Público Estadual (MPE) já há algum tempo tem tido atuação destacada em diversas áreas e, neste ano, criou um grupo para investigar os grandes sonegadores de Alagoas. Além disso, também tem intensificado suas ações sobre irregularidades na gestão pública. Para falar um pouco sobre isso, a Tribuna Independente conversou com o procurador-geral de Justiça, do MPE, Alfredo Gaspar de Mendon- ça Neto. Ele pontuou os avanços e as dificuldades que a insituição vem passando.
Tribuna Independente – No começo deste ano o MPE criou um grupo para combater os grandes sonegadores. Como está este trabalho?
Alfredo Gaspar – Essa foi uma das primeiras ações da nossa gestão, a criação do Gaesf [Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Conexos]. Ele tem feito, em parceria com a Secretaria da Fazenda, ações importantíssimas que têm recuperado dinheiro aos cofres públicos. Agora mesmo estamos com 4 investigações em curso e uma já tem como resultado o recolhimento aos cofres públicos de alguns milhões de reais.
Tribuna Independente – Em dezembro o MPE abriu processo contra um ex-parlamentar, e um que ainda exerce a função, por fraude na folha de pagamentos da Assembleia Legislativa...
Alfredo Gaspar – O que temos aqui é uma investigação própria do MP e ela tem resultado em várias ações. Essa atuação é do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público com outros órgãos de execução. Todas as ações propostas pelo MP no Poder Judiciário estão nas varas da Fazenda Pública e nós estamos trabalhando para que essas ações tenham seu deslinde. Mas, realmente, o andamento não está a contento. E isso deve-se ao congestionamento de ações.
Tribuna Independente – E a auditoria da Fundação Getúlio Vargas na folha da Assembleia?
Alfredo Gaspar – Nós tivemos um contato com a presidência da Assembleia que disponibilizou uma parte dessa auditoria e depois a Fundação mandou um complemento que está sob aná- lise do Núcleo [de Defesa do Patrimônio Público].
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação