Política

Veto de Rui Palmeira a bebidas alcoólicas nos estádios é derrubado pela Câmara

Se prefeito não sancionar projeto,parlamentares podem promulgá-lo

Por Tribuna Independente 22/09/2017 08h01
Veto de Rui Palmeira a bebidas alcoólicas nos estádios é derrubado pela Câmara
Reprodução - Foto: Assessoria

Por 15 votos a três, os vereadores derrubaram o veto que proibia a comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol na capital alagoana.

O veto foi colocado em pauta na sessão de ontem (20) e o posicionamento dos parlamentares se manteve o mesmo: liberação do consumo.

Após a derrubada do veto, o autor do projeto, vereador Silvanio Barbosa (PMDB), usou a tribuna para agradecer os vereadores e afirmou que esse era um projeto da população maceioense.

“Usei apenas a caneta, fui o instrumento para apresentação desse Projeto de Lei. Esse era um desejo da população maceioense”, comentou.

Líder do governo, Eduardo Canuto (PSDB) teria deixado a bancada livre para votar. Ele explicou que disse a Rui Palmeira (PSDB) que a maioria dos membros já tinha se posicionado favorável à derrubada do veto e que o prefeito entendeu o posicionamento dos vereadores, liberando a votação.

“Não há subserviência, há um entendimento. Nós temos uma base aliada, mas a maioria entendeu que poderia derrubar o projeto”, pontuou.

Canuto fez questão de ressaltar que manteve o seu voto favorável a proibição da venda de bebidas nos estádios de futebol. O prefeito tem 48hs para sancionar o projeto. Caso não cumpra o prazo a Câmara promulga o Projeto de Lei.

A decisão da Casa de Mário Guimarães vai de encontro ao posicionamento do Ministério Público Estadual que entende que a venda de bebidas alcoólicas é um gatilho para as confusões, brigas e mortes durante as partidas de futebol.

O procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, através da sua assessoria informou que, tão logo a mensagem seja publicada no diário oficial,  vai ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade.

“A instituição continuará tendo posicionamento contrário a liberação da venda de álcool nos locais onde estiverem sendo disputados campeonatos oficiais”, informou por meio de nota.

A dúvida é saber se no jogo da próxima segunda-feira (25) os torcedores poderão tomar cerveja no estádio.