Política

Bruno Toledo critica concessão de título Doutor Honoris Causa a Lula

Homenagem será concedida pela Uneal na próxima semana

Por Tribuna Independente 18/08/2017 07h55
Bruno Toledo critica concessão de título Doutor Honoris Causa a Lula
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado estadual Bruno Toledo (Pros) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (ALE) para criticar novamente a concessão de um título para o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva (PT). 

A homenagem em questão é a entrega do Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ao líder do Partido dos Trabalhadores, que estará com sua caravana em Alagoas durante os dias 22, 23 e 24 deste mês.

Em abril, Bruno Toledo classificou de “desserviço” a possibilidade da Casa homenagear o ex-presidente Lula, a quem ele chamou de “o maior bandido da história política do Brasil”.

As homenagens seriam duas proposições antigas do deputado Dudu Hollanda (PSD) concedendo o título de cidadão honorário de Maceió e de Alagoas para o petista.

“Todos devem ter recebido ou ter ciência de um convite para o próximo dia 23, da solenidade de entrega de honraria de Doutor Honoris Causa para Lula concedido pela Uneal. O eminente reitor convida a todos para que a universidade pública entregue um título a um ex- presidente condenado. Isso me envergonha profundamente como alagoano”.

Ele ainda acrescenta que Alagoas vai virar motivo de chacota nacional e acusa o ex-presidente de usar esse evento como campanha eleitoral.  “O ex-presidente Lula inicia sua trajetória política eleitoreira por Alagoas. É um absurdo uma instituição pública sendo utilizada de palanque eleitoral da comitiva dele”.

Ainda na ALE, Toledo só não faz críticas às acusações de corrupção envolvendo seu expartido, o PSDB.

“Renan é o novo guru da esquerda”, ironiza deputado

Bruno Toledo disse ainda que o título só deveria ser concedido se Lula conseguisse provar sua inocência.

Na ocasião, o parlamentar ainda ironizou o senador Renan Calheiros (PMDB), ao dizer que ele seria o novo líder da esquerda, chamando – o  de novo guru.

“Quem sabe no fim desses processos ele possa merecer um título de Honoris Causa, mas agora não. A esquerda agora ganhou um novo líder, um novo guru que é o senador Renan Calheiros, que que vai ciceronear o ex-presidente Lula em Alagoas. Que o novo líder da esquerda faça as honrarias ao seu guru, mas uma instituição pública não”.

O parlamentar recomendou ainda que a Casa Legislativa não “entre nesse circo de horrores” ao citar uma especulação de que a Assembleia também concederia um título ao ex-presidente Lula.

“Especulasse que o ex- presidente condenado  daria uma paradinha na ALE para receber o título de Cidadão Honorário concedido por esta Casa. Já relatei em outra ocasião e peço novamente que isso não seja feito. Não que seja cassado, que seja suspenso por enquanto,  deixado engavetado. Mas que se essa Casa achar de conceder, eu vou estar presente representando meu repúdio e para constranger a homenagem”.

Em outro tom, Bruno Toledo se solidarizou ao fato em que o reitor da Uneal, Jairo Campos, tornou público que estaria recebendo ameaças por homenagear o ex-presidente do Brasil.

“Uma coisa é meu repúdio a atitude do reitor, outra coisa é o que ele relata que vem sendo vítima de ameaça a sua integridade física. Diante disso quero me solidarizar ao reitor. Se de fato isso aconteceu, que a justiça haja e a polícia também e que os culpados sejam punidos. Mas não podemos misturar diferenças ideológicas com qualquer tipo de agressão física ou como ele vem relatando”, finalizou o deputado.