Política

Ministério Público Eleitoral pede cassação de diploma de prefeita de Novo Lino

Luciene Maria Ferreira (PSDB) não teria passado pelo teste para verificar alfabetização

Por Tribuna Independente 08/07/2017 16h14
Ministério Público Eleitoral pede cassação de diploma de prefeita de Novo Lino
Reprodução - Foto: Assessoria

A prefeita de Novo Lino, Luciene Maria Ferreira (PSDB), mais conhecida como Lúcia de Vasco, corre o risco de ter seu diploma eleitoral cassado pela Justiça, pelo menos se depender do parecer do Ministério Público (MP) Eleitoral. Isso porque ela não passou no teste para verificar sua alfabetização. Por consequência, o diploma da vice-prefeita, Rafaelly Buarque de Melo Silva, conhecida como Rafaelly de Juninho, também deve ter o mesmo fim.

O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) foi impetrado na Justiça Eleitoral pela segunda colocada no pleito de outubro de 2016, Marcela Silva Gomes de Barros (PSC).

O parecer do MP Eleitoral, assinado pela procuradora Aldirla Pereira de Albuquerque, foi concluído no último dia 28 de junho e incorporado ao sistema de acompanhamentos de processos eletrônicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (6).

A procuradora ainda aponta indícios de falsificação de documentos para tentar comprovar a alfabetização de Lúcia do Vasco e, por isso, pede que haja uma investigação.

“Com a conclusão do julgamento, requer vista dos autos para instauração de inquérito policial em relação ao crime de apresentação de documento falso perante a justiça eleitoral”, conclui a procuradora em seu parecer.

O processo aguarda a análise do relator do processo, o desembargador eleitoral Gustavo de Mendonça Gomes.

Mesmo que sua decisão seja pela cassação do diploma, a prefeita segue no mandato até o trânsito em julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A reportagem da Tribuna tentou contatar Lúcia do Vasco, mas seu telefone estava desligado.