Política

Voto feminino e participação da mulher na política são temas de audiência

Proposta da vereadora Tereza Nelma marcou a passagem do Dia Municipal do Voto Feminino

Por Assessoria / Câmara de Maceió 20/02/2017 13h52
Voto feminino e participação da mulher na política são temas de audiência
Reprodução - Foto: Assessoria

O voto feminino e a participação da mulher na política estiveram em debate na manhã desta segunda-feira (20), durante sessão especial na Câmara Municipal de Maceió. A sessão reuniu mulheres representantes de diversos segmentos e foi convocada pela vereadora Tereza Nelma (PSDB).

Durante o debate, que marca o Dia Municipal da Conquista do Voto Feminino – 24 de fevereiro, instituído pela Lei Municipal 6.510/15, de autoria da parlamentar, e os 85 anos do voto feminino no Brasil, instituído por decreto do presidente Getúlio Vargas em 1932, as mulheres acompanharam uma palestra sobre a conquista do voto feminino e falaram das iniciativas que podem ser tomadas para ampliar a presença da mulher na política.

A vereadora Tereza Nelma abriu a sessão convocando as mulheres a participarem da luta pela ampliação dos espaços na política e no dia a dia da sociedade. “Essa é minha primeira audiência do ano, que faço com muito orgulho de ser mulher e para que nós iniciemos uma discussão política. Para que nós mulheres tenhamos a coragem de dizer: eu vou criar um partido porque as bandeiras que ele levanta eu acredito e quero ser candidata a deputada, prefeita, senadora, a qualquer cargo que nós tenhamos condições para isso. Queremos despertar dentro de cada mulher esse querer pela política. Fazer uma política do bem”, afirmou.

Os números foram apresentados pela presidente do PSDB Mulher em Alagoas, Adriana Toledo. No painel, ela mostrou que 85 anos após a instituição do voto feminino no Brasil ainda há muito o que avançar quando o assunto é mulher na política, em todas as esferas.

Adriana disse que “dos 1.189 cargos eletivos disponíveis em Alagoas, apenas 183 são ocupados por mulheres, o que representa 15% do total. Alagoas é o terceiro Estado mais violento contra a mulher”, afirmou, ao destacar que “esta é uma luta muito árdua no mundo inteiro e esta audiência é muito importante. É o momento para que a gente reflita como foi difícil chegar aqui e como podemos avançar”.

Liziane Cavalcante, presidente estadual da Juventude do PSDB, também falou sobre a importância do debate. “Toda vez que vou falar sobre o assunto me pergunto: por que eu luto por isso? Eu sou jovem e sou mulher, todo dia a gente sofre preconceito, dentro de casa, na rua, na política. E acontece de uma maneira tão natural que a gente nem percebe. Faço parte de uma frente tucana e lutamos dentro de nosso próprio partido para mudar essa realidade. Isso tem que ser natural”.

Outras mulheres falaram sobre o tema e defenderam o empoderamento da mulher na sociedade.