Política

Prefeito reeleito Rui Palmeira nomeia secretariado e consolida alianças

Secretários foram anunciados pelo prefeito de Maceió e nomes reforçam apoio de Ronaldo Lessa, Maurício Quintella e Fernando Collor

Por Tribuna Independente 04/01/2017 09h28
Prefeito reeleito Rui Palmeira nomeia secretariado e consolida alianças
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), nomeou nesta terça-feira (3) os nomes que iniciam nas secretarias da prefeitura em seu segundo mandato. A equipe é praticamente a mesma dos primeiros quatro anos em que esteve à frente do município, mesmo com as alterações na estrutura administrativa aprovada pelos vereadores em dezembro.

Com as indicações, Rui consolida as alianças políticas com o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT); com Maurício Quintella (PR), ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e com o senador Fernando Collor (PTC).

O pedetista mantém as indicações nas duas secretarias que havia indicado no primeiro mandato do tucano: Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Semelj) – que após a reforma administrativa passou a incorporar a temática de juventude – e a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Ib Brêda, eleito vereador em outubro e indicado por Maurício Quintella, é o novo secretário Municipal de Infraestrutura. Já o senador Fernando Collor emplacou o coronel Ivon Berto na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Ronaldo Lessa e Maurício Quintella, segundo informações veiculadas na imprensa, foram procurados por Renan Filho (PMDB) para comporem a base de apoio do peemedebista no Governo do Estado, mas, ao que parece, rejeitaram o convite e preferiram seguir com Rui Palmeira.

Além de consolidar a aliança com esses três nomes – Lessa, Quintella e Collor – Rui mantém a excelente relação política com o senador Benedito de Lira (PP), cujo enteado é o vice-prefeito de Maceió. O PP indicou Mac Lira na recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Para o cientista político Ranulfo Paranhos, com as poucas novidades nas nomeações, Rui mostrou prudência e sinalização de seu projeto para 2018.

“Reforçou antigos aliados e ‘segurou’ perto de si os mais recentes”, comenta Ranulfo.

Cientista político alerta para distanciamento em indicações

Para o Ranulfo Paranhos, Rui Palmeira consolida sua base de apoio e que fará um governo de muito diálogo e negociação, ainda mais diante da possibilidade real de candidatura em 2018.

“O novo secretariado não tem grandes novidades, o que mostra que Rui está consolidando sua base. Mesmo sem indicações dos vereadores, até porque há os segundo e terceiro escalões. Além disso, a indicação do Ib Brêda mostra que ele poderá atuar junto à Câmara de Vereadores no manejo de peças”, comenta. Entretanto, Ranulfo avalia haver certo distanciamento entre Rui e o PSDB, e que as nomeações demonstram isso.

“Por exemplo, não se estabelece um link entre Rodrigo Cunha [deputado estadual do PSDB] e Rui. Me parece que há um afastamento do Rui com o restante do partido. Rodrigo seria um bom cabo eleitoral para o Rui, mas ele não está dentro do governo, não faz indicações. Também percebo movimentos que demonstram ser esse afastamento via de mão dupla. Até poder ter um projeto político único no PSDB, mas não é o que se percebe”, diz o cientista político.

Sobre a manutenção de duas secretarias com o PDT, Ranulfo ressalta o peso político que Ronaldo Lessa possui, mesmo em menor escala do que anos atrás.

“Ele indicou nomes em prefeituras do interior nas pastas do Trabalho. Isso é palanque”, comenta.

Vereadores estão contemplados, diz líder da base aliada

Segundo o vereador Eduardo Canuto (PSDB), líder da base de apoio de Rui Palmeira na Câmara Municipal de Maceió (CMM), as indicações para o secretariado da prefeitura, feitas ontem pelo prefeito, não criam qualquer tipo de desconforto entre os parlamentares.

“Não é tradição do prefeito Rui que os vereadores indiquem os nomes para ocupar secretarias. Elas são feitas pelos partidos políticos e todos que foram importantes na vitória eleitoral de outubro e no primeiro mandato foram contemplados. Por isso, as nomeações não abalam em nada a relação do prefeito com sua base na CMM”, diz Eduardo Canuto.

O líder de Rui Palmeira no parlamento também comentou a indicação de Ib Brêda, que se afastou do mandato de vereador recém conquistado pelo PR para ocupar a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), abrindo vaga para Simone Andrade (DEM) seguir como vereadora.

“Ib Brêda foi uma indicação de seu partido, e essa articulação foi importante porque a Simone sempre foi correta na sua relação com a base do prefeito”, afirma.

Em sua avaliação, a composição do primeiro escalão da prefeitura é bastante ampla, o que faz com que os vereadores da base aliada – mesmo não indicando ninguém – se sintam contemplados.

Reforma administrativa foi analisada e aprovada em 22 dias na Câmara

A análise e votação da reforma administrativa na Prefeitura de Maceió tiveram de ser feitas rapidamente porque o Poder Executivo só enviou a proposta à Câmara Municipal de Maceió (CMM) no início do mês de dezembro. Mesmo assim, o presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), afirmou que tudo foi bem avaliado e estudado pelos vereadores, o que possibilitou que a reforma fosse aprovada em vinte e dois dias. Os dois turnos para a aprovação das mudanças ocorreram no dia 28 de dezembro.