Política

Grupo lança manifesto de organização da torcida “CRB Antifascista”

Movimento pretende contribuir para a democracia no futebol de Alagoas

Por Tribuna Independente 31/12/2016 08h14
Grupo lança manifesto de organização da torcida “CRB Antifascista”
Reprodução - Foto: Assessoria

Um pequeno gesto que partiu de torcedores do centenário Clube de Regatas Brasil (CRB) pretende iniciar uma discussão acerca dos que eles denominam de “avanço do fascismo sobre o patrimônio esportivo, ético e cultural que o CRB representa para o povo alagoano”.

Na noite da última quarta-feira (28), oito torcedores do clube assinaram um manifesto e fundaram a torcida “CRB Antifascista”, que se se compromete, enquanto organização democrática de esquerda, a contribuir para barrar a doutrina reacionária que representa somente os interesses das elites atrasadas.

“Lamentavelmente tomaram o comando do País por meio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Tendo em vista que o futebol é o esporte mais popular e democrático do Brasil, e que a maioria de seus clubes nasceu por iniciativa do proletariado, esta nova torcida pretende orientar a massa sobre seus direitos contemplados no Estatuto do Torcedor”, reforça o manifesto enviado pelos torcedores à imprensa alagoana.

“Consciente de sua responsabilidade perante a história do CRB e de Alagoas esta organização quer reunir pessoas que acreditam numa sociedade livre, solidária e igualitária, respeitando, sempre, as gloriosas tradições deste clube com 104 de vida, cujo único dono é o povo”, ressalta o manifesto assinado Alessandro Ferreira de Moraes; Golbery Lessa; Jairo Menezes; João Marcos; José de Arimateia Lafayete; José Nivaldo Cardoso; Magno Francisco; e Thyago Miranda.

A organização lembra ainda que o fascismo é um sistema doutrinário que se apoia no terrorismo de estado para subjugar – seja pela força das armas ou pela manipulação dos meios de comunicação – as vontades e conquistas do povo.