Política

Governador de Alagoas, Renan Filho aguarda repasse da repatriação

Ele fez críticas ao antigo modelo adotado pela União em transferir pouco ou quase nada às prefeituras

Por Tribuna Independente 28/12/2016 10h01
Governador de Alagoas, Renan Filho aguarda repasse da repatriação
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho (PMDB), durante o seu pronunciamento, informou que o anúncio de R$ 60 milhões para construção de cisternas nos municípios que estão sofrendo com a seca representa o maior investimento para ajudar o Estado a reduzir os efeitos da estiagem.

O recurso garante a instalação de 500 cisternas nas escolas do Agreste e Sertão. “Outras 2.670 cisternas de primeira água também fazem parte do convênio que é um dos maiores investimentos já vistos em Alagoas para contribuir efetivamente na convivência com o fenômeno da seca”, garantiu o governador.

Sobre a construção das cisternas, a União garante segurança hídrica para Alagoas. Ao todo são mais de R$ 700 milhões destinados à construção de cisternas no Brasil inteiro.

Renan Filho destacou ainda o caráter emergencial para a liberação dos recursos para construir cisternas. “Só o nordestino sabe o valor de se ter uma cisterna. A seca é dura e diversas capitais nordestinas correm o risco de ficar sem água. Duas vertentes ajudam a conviver com a seca. As obras estruturantes e as ações emergenciais”, avaliou.

O governador também tocou no assunto repatriação. Fez críticas ao antigo modelo adotado pela União em transferir pouco ou quase nada às prefeituras.

“Já fui prefeito e de cidade pequena com menos de 30 mil habitantes. A união não costumava a repassar valores de repatriação e multas aos municípios. Agora, estamos vivendo um momento diferente. O Estado e os municípios terão recursos em caixa graças ao governo federal”, relembrou o governador alagoano.

Com os recursos, Renan Filho diz que o Estado manterá os investimentos que já vem realizando desde janeiro de 2015.