Política

Michel Temer chega a Alagoas e estudantes organizam protesto contra medidas

Manifestação deve contestar ações do presidente da República desde que assumiu cargo

Por Tribuna Independente 27/12/2016 09h08
Michel Temer chega a Alagoas e estudantes organizam protesto contra medidas
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), deve ser recebido com protestos na manhã desta terça-feira (27) em Maceió. Ele virá à capital alagoana para anunciar – às 10h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá – investimentos do Ministério da Integração Nacional e Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para minimizar o problema da seca em Alagoas.

Ao tomar conhecimento da visita presidencial, grupos ligados aos movimentos estudantil e cultural organizaram um “escracho” para o peemedebista. A mobilização foi realizada pelas redes sociais e uma reunião de organização ocorreu no final de tarde de ontem (26), na Praça Sinimbu. Porém, não foram repassados maiores detalhes à reportagem.

Até o fechamento desta edição, nenhum sindicato ouvido pela Tribuna confirmou presença na manifestação devido à falta de tempo para mobilização e o recesso de final de ano, uma vez que só se soube da visita de Temer na manhã de ontem.

A reportagem tentou contato com a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, Rilda Alves, mas sem sucesso.  Devem estar presentes ao anúncio, o governador do estado, Renan Filho (PMDB), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), e os ministros Osmar Terra e Hélder Barbalho, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Integração Nacional, respectivamente.

No final da tarde de ontem, o site do Planalto não confirmava a vinda de Michel Temer a Alagoas, primeira após ser empossado presidente da República.

COMBATE À SECA

Michel Temer vem anunciar recursos no valor de R$ 15,7 milhões de reais para a construção de cisternas em escolas das regiões Agreste a Sertão de Alagoas. Ao todo, serão 3.170 unidades, sendo 2.670 de tecnologia de primeira água.

As cisternas possibilitam o armazenamento de água para o consumo humano, produção de alimentos e criação de animais. Elas também captam águas da chuva para serem usadas no período de estiagem.

Também será anunciado pelo presidente da República a renovação da Operação Carro-pipa na região Nordeste e o incremento de recursos para obras estruturantes, como o Canal do Sertão alagoano.

O governador Renan Filho, destacou a continuidade das obras por parte do Governo Federal, principalmente no período de seca prolongada, como a atual por que passa o Nordeste.

“Esta seca que tem trazido muitas dificuldades para o Nordeste. Estamos observando neste final de ano a imprensa nacional colocando a situação de alguns estados em total calamidade, sobretudo a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Aqui em Alagoas, nós estamos tentando avançar com as obras do Canal do Sertão, já dobramos a área com água do Canal. Eu recebi com cerca de 50km com água e agora ele já tem 100km e, em breve, nós vamos leva-lo a 125km”, diz Renan Filho.

Segundo o governador, a contrapartida do estado em relação aos recursos a serem anunciados hoje por Michel Temer é de um milhão de reais. “Pretendemos iniciar o ano com as obras”, pontua Renan Filho.

Presidente já cancelou outras visitas ao Estado

No início deste mês, Michel Temer viria a Alagoas para fazer o anuncia fará hoje. Porém, sem nenhuma explicação oficial, sua vinda ao estado foi cancelada. O próprio governador Renan Filho sempre anunciava a chegada de Temer.

Em uma delas, Renan Filho informou que o presidente viria inaugurar mais um trecho do Canal do Sertão, o que não ocorreu.

O presidente da República tem evitado aparecer publicamente depois de ter sido empossado para a função. Exemplo desse comportamento foi o velório dos jogadores da Chapecoense – mortos após um acidente aéreo na Colômbia – em que Michel Temer tentou fazer com que familiares das vítimas fossem até Brasília ao invés de ele ir até Santa Catarina.

Entretanto, devido às críticas de sua tentativa, ele compareceu ao velório dos jogadores da Chapecoense.

Durante os Jogos Olímpicos, Michel Temer não compareceu à cerimônia de encerramento do evento e na abertura proferiu rapidamente a frase que declarou os jogos iniciados. Mas o fez da arquibancada e não no centro do Maracanã, estádio onde a solenidade foi realizada.

Michel Temer também não compareceu ao velório de dom Evaristo Arns. Segundo a imprensa nacional, o motivo foi porque sua equipe avaliou que o ambiente seria de “esquerda demais” para contar com a presença de presidente da República sem que ocorresse algum tipo de constrangimento, com vaias.