Política

Contas eleitorais de prefeito eleito são rejeitadas

TRE rejeitou contas de Adriano Ferreira Barros (PSB) e seu vice, Elias José da Silva, de Joaquim Gomes

Por Tribuna Independente 15/12/2016 09h08
Contas eleitorais de prefeito eleito são rejeitadas
Reprodução - Foto: Assessoria

As contas eleitorais de Adriano Ferreira Barros (PSB), prefeito eleito de Joaquim Gomes, e seu vice, Elias José da Silva, foram rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 10. Também foram rejeitadas as contas de Benedito de Pontes Santos (PSD), que renunciou à candidato de vice-prefeito na chapa de Adriano durante o período de campanha.

Segundo o TRE, a campanha do prefeito eleito recebeu recursos de origem na identificada e doações com indícios de ausência de capacidade econômica, e omitiu receitas e gastos eleitorais. Ainda cabe recurso da decisão e não há riscos para a diplomação e posse de Adriano e Elias na Prefeitura de Joaquim Gomes.

Para o advogado Gustavo Ferreira, que faz a defesa do prefeito, trata-se de barulho da oposição. “É até papel dela [oposição] fazer barulho, mas não há nada que impeça a diplomação, posse e o exercício do mandato de Adriano em Joaquim Gomes. Ainda estamos no prazo de recurso e mesmo assim, só se afasta prefeito após confirmação de condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral”, explica o advogado.

Gustavo ressalta que só poderia haver impedimento à diplomação se Adriano fosse prefeito da cidade, candidato à reeleição, e não tivesse prestado contas de sua gestão. Ele também pontuou que as pessoas confundem prestação de contas eleitorais com prestação de contas de governo.

Adriano Ferreira Barros venceu a eleição em Joaquim Gomes com 4.543 votos (45,16%), 130 a mais que o segundo colocado, Hélio Brandão (PP), que obteve 4.413 votos. A disputa ainda contou com mais três candidaturas. Benedito de Pontes Santos, que chegou a ser o candidato a vice de Adriano, já foi prefeito de Joaquim Gomes.