Política
Estudantes ocupam prédio da Câmara de Vereadores de Arapiraca
Universitários defendem reformas e investimentos na Educação
Os jovens entraram no prédio e anunciaram a ocupação no momento em que era realizada a última sessão ordinária, com os trabalhos dirigidos pelo vice-presidente Sérgio do Sindicato (PPS) e pelo primeiro- secretário Moisés Machado (PDT).
Várias matérias foram discutidas e votadas pelo vereadores, que ao encerrarem os trabalhos, abriram o espaço para a Tribuna Livre para os estudantes da Ufal, Uneal e de escolas das redes estadual de ensino.
O estudante Daniel Henrique, aluno de Serviço Social no campus da Universidade Federal de Alagoas de Palmeira do Índios, falando em nome do grupo, comunicou que naquele momento o prédio da Câmara Municipal de Arapiraca estava ocupado por tempo indeterminado.
Segundo ele, a ocupação era em sinal de protesto contra a PEC 55 que trata das reformas propostas pelo governo federal para a área de educação e gastos públicos.Ele deixou claro que a ocupação seria para chamar a atenção da sociedade sobre as reformas no ensino médio, o que os estudantes consideram prejudiciais para a Educação.
Logo após o anúncio sobre a ocupação, o primeiro-secretário Moisés Machado fez um convite para que uma comissão de estudantes, formada aluno Daniel Magalhães dos Santos, Pedro Mendes, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), e Ana Paula, estudante do Curso de História da Uneal, pudesse conversar na sala da presidência sobre os termos da ocupação.Os vereadores se disseram surpresos com o comunicado da ocupação, uma vez que os estudantes haviam dito que estariam alí apenas para acompanhar a sessão.
Estavam presentes durante a ocupação dos estudantes, o próprio vereador Moisés Machado, Sérgio do Sindicato , Adalberto Saturnino (PMDB), Aurélia Fernandes (PSB), Professora Graça (PDT), Josias Albuquerque (PSL), Rogério Nezinho (PMDB), Fabiano Leão (PMDB) e o vereador eleito Willomaks (PRB) que necessitou se ausentar das discussões com os estudantes.
Durante o encontro, os estudantes disseram que a ocupação seria por tempo indeterminado e que não iriam ocupar nenhuma das salas onde funcionam os departamentos de projetos e que são prioritários para o bom andamento da Casa.Os manifestantes solicitaram aos vereadores que elaborassem uma Moção de Repúdio à PEC 55 e à reforma do ensino médio, bem como a realização de uma audiência pública com os senadores de Alagoas para discutir a posição deles sobre a PEC.
O vereador Moisés Machado disse que nesta quinta-feira (10) estaria se reunindo com os demais vereadores para discutir o assunto.
Acompanhado por um diretor da Casa, Machado passou as normas a serem seguidas pelos estudantes, uma vez que o prédio era o de um Poder Legislativo e que precisava ser resguardado em sua estrutura física pelos manifestantes.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
3A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas