Política

Cientista político não crê que feriado desta sexta afete resultado das urnas

Para Ranulfo Paranhos, aumento de abstenções não será significativo

Por Tribuna Independente 28/10/2016 10h03
Cientista político não crê que feriado desta sexta afete resultado das urnas
Reprodução - Foto: Assessoria

A votação do segundo turno em Maceió entre Cícero Almeida (PMDB) e Rui Palmeira (PSDB), no próximo domingo (30), ocorrerá no final de semana após o Dia do Servidor Público – comemorado nesta sexta-feira (28) – e, portanto, ponto facultativo. Para os servidores do Poder Judiciário, a folga se inicia na segunda-feira e se estende até a quarta-feira (2), Dia de Finados. Mas, como o regime de plantão – por causa da eleição – não utiliza todos os servidores, muitos já iniciam hoje sua folga.

Segundo dados dos portais da Transparência da Prefeitura de Maceió, Governo do Estado e Ministério Público Estadual (MPE), são mais de 60 mil servidores nessas três esferas. Esse contingente é, em tese, o mais propenso a não votar no próximo domingo. Entretanto, não foi possível determinar quantos dos funcionários públicos estaduais trabalham em Maceió e também há de se considerar os da esfera federal.

No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, o número de ausentes na eleição em Maceió foi de 99.085 (17%) de um total de 579.961 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o cientista político Ranulfo Paranhos, a possível ausência dos servidores públicos na eleição de domingo não terá influência em seu resultado. “Pode até aumentar um pouco a abstenção, mas nada significativo. E não vejo como isso pode alterar o resultado eleitoral, mesmo se todos que viajarão votassem no mesmo candidato”. Ainda segundo ele, a divisão de votos entre servidores deve ser parecida com a do universo geral de eleitores. “Não dá para determinar qual dos candidatos perderia mais a ausência e, além do mais, muitos vão para perto de Maceió e podem vir votar no domingo”.

Para candidatos, folga dos servidores não influencia na eleição

Nem Cícero Almeida (PMDB) nem Rui Palmeira (PSDB) acreditam que o feriado prolongado do próximo final de semana vai atrapalhar ou influenciar a votação do segundo turno da eleição à Prefeitura de Maceió. Ambos estão confiantes na vitória no próximo domingo.

Para o peemedebista, através de sua assessoria, a maior parte dos eleitores comparecerá às urnas para escolher o prefeito de Maceió pelos próximos quatro anos e, portanto, o feriado não muda o resultado eleitoral.

“Estamos focados na campanha e confiantes na vitória. Com ou sem feriado, no próximo domingo a maioria dos maceioenses vai apertar 15 na urna eletrônica”. Já para o tucano, a população está consciente do “dever cívico” de votar e irão às urnas no domingo. “O que está em questão é o futuro de Maceió e vejo o povo com muita vontade de participar desse processo, de escolher a melhor proposta para a nossa cidade”.

ABSTENÇÕES

As abstenções nas eleições do primeiro turno em Maceió, neste não, foram mais que o dobro das eleições municipais de 2012. Há quatro anos, 42.606 eleitores não compareceram às urnas para votar, contra 99.085 neste ano.

Em 2012, as abstenções equivaleram a 8,5% do total de eleitores da época.

O número de abstenções na disputa eleitoral deste ano foi maior que a votação de JHC (PSB) – 91.650 –, terceiro colocado no primeiro turno.

VOTOS VÁLIDOS

Entre os votos válidos, o percentual neste ano também foi inferior ao de 2012. Há quatro anos, 87,13% dos eleitores votaram em algum candidato a prefeito. Neste ano, esse índice foi de 72,56%.

NULOS E BRANCOS

Os votos nulos também aumentaram na disputa eleitoral deste ano. Segundo o TSE, no último dia 2 de outubro 41.612 eleitores anularam seus votos. Em 2012, esse número foi de 32.067. Entretanto, os votos em branco diminuíram de 25.584 há quatro anos contra 18.559 neste ano.