Polícia

Polícia investiga possível recrutamento de adolescentes por facções criminosas em Alagoas

Apreensão de menor suspeito de participar de ataque a tiros e com granada contra um casal em São Miguel dos Campos levou investigadores a aprofundar apurações

Por Lucas França com Assessoria 02/10/2026 11h19 - Atualizado em 02/10/2026 18h50
Polícia investiga possível recrutamento de adolescentes por facções criminosas em Alagoas
De acordo com as informações da Polícia Civil, uma das linhas de investigação considera a possibilidade de o crime estar relacionado a uma disputa territorial - Foto: PC/AL - Divulgação

A apreensão de um adolescente suspeito de envolvimento em um atentado contra um casal em São Miguel dos Campos, no interior de Alagoas, ampliou as investigações da Polícia Civil sobre a possível participação de menores em ações violentas atribuídas a facções criminosas.

O adolescente foi apreendido na quinta-feira (1º), um dia após o ataque registrado no bairro Novo São Miguel. Na madrugada da quarta-feira (30), três homens encapuzados invadiram uma residência, atiraram contra um casal e arremessaram uma granada para dentro do imóvel.

De acordo com as informações da Polícia Civil, uma das linhas de investigação considera a possibilidade de o crime estar relacionado a uma disputa territorial entre organizações criminosas. O adolescente apreendido teria ligação com o Comando Vermelho (CV), enquanto o Primeiro Comando da Capital (PCC) também é citado nas apurações sobre o conflito.

Além de esclarecer as circunstâncias do atentado, a Polícia Civil busca identificar possíveis indícios de recrutamento de adolescentes por grupos criminosos para a execução de ações violentas, incluindo atos infracionais análogos ao homicídio.

O trabalho de inteligência policial levou os agentes até um imóvel no bairro Mutirão, onde o adolescente foi localizado. Conforme a polícia, o endereço seria possivelmente utilizado para guardar armas e drogas. Durante a ação, os investigadores também apreenderam entorpecentes.

Adolescente já era investigado


Segundo a Polícia Civil, o menor já era alvo de investigação por suspeita de ato infracional análogo ao homicídio. Ele também responde a um procedimento de apuração por possível envolvimento em ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Após a apreensão, o adolescente foi encaminhado à 6ª Delegacia Regional de Polícia, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

As investigações continuam para identificar e localizar os demais envolvidos no ataque ao casal. A Polícia Civil também pretende aprofundar as apurações sobre a possível disputa entre facções criminosas e a eventual participação de adolescentes em outros episódios de violência na região.

As suspeitas levantadas durante a investigação ainda dependem do avanço das diligências e da apuração dos fatos.