Polícia

Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas

Número de motoristas dirigindo sob efeito de álcool tem reduzido no estado, com investimentos e ações do Detran/AL

Por João Victor Barroso / Ascom Detran/AL 28/06/2026 12h04 - Atualizado em 28/06/2026 14h54
Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas
Operação Lei Seca - Foto: Ascom Detran/AL - Arquivo

Firme na missão de combater a mistura perigosa de álcool e direção, a Operação Lei Seca Alagoas completa 14 anos neste domingo, dia 28 de junho, com a marca de quase 16 mil condutores em situação de alcoolemia retirados das ruas. Unindo blitzes ostensivas e educativas, os agentes de trânsito vêm levando conscientização para todos aqueles que fazem parte do trânsito.

Desde 2012, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar (PMAL), vem realizando operações para conscientizar e punir os condutores por conta dos riscos que assumem ao ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica e, em seguida, pegar o volante de um carro ou pilotar uma motocicleta.

Nesses 14 anos, foram executadas 5.575 ações, com 338.690 veículos abordados e 355.603 testes aplicados. O resultado dessas operações foi a retirada das vias, de 15.910 condutores em situação de alcoolemia e a prisão em flagrante de 2.313 pessoas. “A nossa prioridade será sempre salvar o maior número de vidas. Estamos nas ruas todos os dias, em diversos pontos do estado, para evitar que um condutor embriagado cause um acidente, tire a vida de um pai ou de uma mãe e acabe com uma família”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex, coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas.

Em 2026, de janeiro até maio, os agentes civis e militares realizaram 23.777 testes de etilômetro na abordagem a mais de 22 mil veículos, constatando 950 situações de alcoolemia que resultaram em quase 200 prisões em flagrante.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, a trajetória da Lei Seca de Alagoas é motivo de orgulho, e a data em que se comemora 14 anos de atuação serve como um lembrete de que o trabalho não pode parar. “A atual gestão do Detran Alagoas tem investido de forma robusta em tecnologia e equipamentos, para dar aos nossos agentes as melhores condições de atuar com rigor e eficiência. Nossa missão maior não é apenas fiscalizar, mas promover uma mudança de cultura; de comportamento. Cada condutor que retiramos das vias sob efeito de álcool representa uma tragédia evitada e vidas que estamos salvando”, destacou Marco Fireman.

Investimentos em equipamentos Os resultados positivos têm sido possíveis em função do reforço nas ações e dos investimentos em equipamentos realizados pela atual gestão, que incluem novas viaturas, etilômetros ativos e passivos, drones, motocicletas, disponibilização de internet móvel, lombadas e barreiras móveis, além de coletes e equipamentos de proteção individual.